BE3250
Compartilhe:
Pós-graduação lato sensu em Direito registral imobiliário: segunda turma terá início no dia 7 de março, em Camboriú, SC
Diante da proximidade do início da segunda turma do curso de pós-graduação do Irib e da Escola Nacional de Registradores – ENR, em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos, que será formada na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a equipe do BE entrevistou alguns registradores catarinenses para conhecer suas expectativas a respeito do curso.
Confira as entrevistas.
Entrevista com Gleci Palma Ribeiro Melo, presidente da Anoreg-SC
"Uma excelente oportunidade para os advogados se especializarem na área do Direito registral imobiliário."
BE – Como a senhora avalia a iniciativa do IRIB e do Instituto Brasileiro de Estudos de promover um curso de Especialização em Direito Registral Imobiliário?
Gleci Ribeiro – A iniciativa é primorosa, à medida que oferece aos registradores, escreventes e demais interessados na matéria uma oportunidade única de aprendizado específico do Direito Registral Imobiliário, além de proporcionar um espaço para discussão de alto nível entre os próprios profissionais participantes da pós-graduação.
BE – Em que medida o curso de pós-graduação lato sensuem Direito registral imobiliário contribui para o desempenho da atividade do registrador e dos demais profissionais que atuam na área?
Gleci Ribeiro – O curso de pós-graduação é a oportunidade para o aperfeiçoamento técnico e teórico dos profissionais da área registral, tornando-se, ainda, um excelente espaço para discussão em nível acadêmico dos problemas práticos enfrentados pelos profissionais da área, debatidos por colegas atuantes e pelos renomados professores da Instituição.
BE – A senhora acredita que esse curso pode representar a valorização do profissional e da própria atividade registral imobiliária?
Gleci Ribeiro – Sem dúvida alguma! O aperfeiçoamento dos profissionais que farão a pós-graduação provocará uma mudança direta na valorização do registrador e funcionários de cartório, como juristas que são, o que valoriza a atividade como um todo perante a sociedade e os profissionais do Direito.
BE – O lançamento do curso de especialização em Direito registral imobiliário coincide com a multiplicação dos concursos públicos para cartórios de registro de imóveis vagos em todo o país, até por determinação do Conselho Nacional de Justiça. Qual a importância do curso num momento como esse?
Gleci Ribeiro – A aplicação da norma Constitucional que determinou a realização dos concursos públicos para provimento dos cargos de registradores imobiliários é o pano de fundo perfeito para a promoção de cursos de especialização como a pós-graduação em questão, pois qualifica melhor o candidato.
BE – Sabemos que a grande maioria dos profissionais do Direito que pretendem ingressar na atividade por meio de concurso público carece de conhecimentos específicos. Em que medida o curso da Escola Nacional de Registradores pode ajudar esse candidato?
Gleci Ribeiro – Mesmo não se tratando de um cursinho preparatório para os concursos, não tenho dúvida sobre o benefício proporcionado ao candidato, uma vez que o corpo docente da ENR é formado por profissionais de gabarito e renome na área registral brasileira, que estarão transmitindo um conhecimento profundo e prático da matéria registral. Além disso, o título de especialista conferido pelo referido curso é computado na fase de apresentação de títulos do concurso público.
BE – Qual a importância desse curso para os advogados e demais profissionais que atuam, direta ou indiretamente, com o Direito registral imobiliário?
Gleci Ribeiro – É uma excelente oportunidade para os advogados se especializarem na área, uma vez que a grande maioria dos problemas que chegam ao registro imobiliário ocorrem em razão da falta de informação por parte da sociedade. Se estiver preparado para atuar na área registral imobiliária, o advogado será um excelente aliado para ajudar a reduzir o sub-registro e prestará um grande serviço à sociedade mediante uma assessoria de qualidade aos seus clientes.
Entrevista com Jordan Fabrício Martins, registrador e diretor do IRIB
"Esse curso é uma convocação a todos os autênticos operadores de direito: venham, pois precisamos de vocês!"
BE – Como o senhor avalia a promoção do Curso de Especialização em Direito Registral Imobiliário?
Jordan – Essa iniciativa está em sintonia com a incessante vocação do IRIB para o desenvolvimento institucional e doutrinário do registro de imóveis no Brasil. Não é surpresa para quem acompanha a trajetória dessa notável entidade.
BE – O que o senhor acha da iniciativa da ENR de levar o curso de especialização ao seu estado?
Jordan – Ela revela quanto esforço e abnegação há por trás (ou melhor, por dentro) dessa iniciativa do pessoal que faz o IRIB, e agora, particularmente, a ENR, no sentido da universalização da teoria e da práxis registrária. Estruturar a difusão científica, como vem sendo feito, é obra cara, em todos os sentidos, e só reafirma aquela vocação da entidade, de que falei há pouco.
BE – Qual a principal contribuição de um curso dessa natureza?
Jordan – Não importa que você tenha décadas de experiência profissional. A necessidade de aprimoramento não cessa jamais, mesmo para aquilo que é estático juridicamente. Novos pontos de vista sempre serão gerados, e sempre nos surpreenderão. Não bastasse isso, a dinâmica legislativa parece mais forte do que nunca, variáveis de hermenêutica parecem sair diariamente do forno. Ou você gosta de estudar, ou está frito (perdoem a coloquialidade). Ser autodidata é insuficiente hoje. É preciso escutar e debater as interpretações. É o que você encontra num curso desse nível.
BE – E quanto à valorização do registrador imobiliário e da própria atividade?
Jordan – Não existe maior marketing institucional do que você dominar tecnicamente a sua função. Se você se dedica ao estudo, ao trabalho, e sabe respeitar a hermenêutica alheia, terá um retorno impagável da comunidade. Silenciosamente, os elogios trafegarão e pouca coisa mais precisará ser feita. No fundo, o trabalho do IRIB é esse: injetar esse afeto à atividade, mostrando que o seu valor é real, e não uma ilusão com propósitos legitimadores. Sabemos que uma sociedade precisa de muitas coisas, mas é certo que uma delas é o registro público. É um valor sociológico, doa a quem doer.
BE – Diante dos inúmeros concursos públicos para a atividade registral que estão sendo feitos em todo o país, um curso de pós-graduação seria uma boa alternativa para o candidato a uma delegação vaga?
Jordan – A atividade do registro público não se desenvolve sem o concurso. Ele nos traz novos valores, novas inteligências, novos entusiasmos. Quanto mais elevado o nível de conhecimento dos candidatos, essa renovação se dará com mais qualidade. Além disso, há o fator da titulação, pois especializações como as desse curso geram pontuação nos concursos. No entanto, o relevante será sempre o ganho de conteúdo, que está garantido pela qualidade técnica do corpo docente. Por isso, esse curso de especialização pode ser considerado uma verdadeira convocação aos autênticos operadores de direito que desejam ingressar na atividade ou atuar como colaboradores do registro: venham, pois precisamos de vocês!
BE – Para finalizar, indique dez boas razões para aqueles que estão interessados, mas moram um pouco mais distante, participem do curso de pós-graduação em Balneário Camboriú.
Jordan – O mar, o sol, o verde, o azul, o escarlate, a areia, o aroma, os frutos, as silhuetas, a lembrança, enfim, a cidade agita os cinco sentidos em duplicata. Diante desse quadro, que é a pura realidade, estudar é muito fácil...
Entrevista com Marco Antônio Schroeder, registrador em Balneário Camboriú
"Sinto a diferença entre os escreventes que têm curso de especialização na área e os que ainda não participaram deles”
Para Marco Antônio Schroeder, 2º oficial de registro de imóveis de Balneário Camboriú, a iniciativa do IRIB e da ENR de promover o Curso de Especialização em Direito Registral Imobiliário é digna de aplausos. Segundo ele, essas entidades estão perfeitamente aparelhadas para oferecer o melhor conteúdo. “Posso assegurar que os integrantes do quadro docente são profissionais altamente capacitados”.
O registrador considera um privilégio a realização do curso em Santa Catarina uma vez que o estado vive um momento de intensa atividade imobiliária, situação que exige cada vez mais conhecimento dos que exercem a atividade notarial e registral. “Esse curso fornece uma excelente bagagem teórica e a prática indispensável para o bom desempenho da atividade registral”.
Segundo ele, a valorização do profissional e da atividade registral vem como corolário natural da especialização de registradores e escreventes. Portanto, é fundamental a participação no curso de pós-graduação não apenas dos titulares das delegações, mas também dos escreventes e auxiliares. “É muito importante e vou estimular meus funcionários a participar, apoiando-os financeiramente. Sinto a diferença entre os escreventes que têm curso de especialização na área e os que ainda não têm”.
Quanto à participação de profissionais do direito quepretendem ingressar na atividade mediante concurso público, o entrevistado acredita que o curso do IRIB proporciona ao candidato relevante conteúdo intelectual para participar do certame, uma vez que todos os temas são discutidos com profundidade e ministrados por profissionais que realmente conhecem a matéria, ou seja, aqueles que levarem o curso a sério estarão muito bem preparados para prestar o concurso ou para atuar em qualquer atividade que se relacione com o Direito registral imobiliário.
Finalmente, o entrevistado falou de seu município, localidade que recepcionará os novos alunos.
Balneário Camboriú é o principal pólo turístico de Santa Catarina. Fica no centro geográfico do litoral catarinense, a 80 km de Florianópolis, 100 km de Joinville, 50 km de Blumenau, 100 km de Jaraguá do Sul e 10 km de Itajaí. Nesse conglomerado vive mais da metade da população catarinense. É também um centro universitário de porte, tem uma rede hoteleira capaz de abrigar pessoas de qualquer faixa de renda e possui, ainda, enorme disponibilidade de apartamentos para locação fora da temporada por preços muito baixos. Vale a pena conhecer."
Local das aulas
Hotel D´Sintra
Av. Atlântica, 1040 - Centro - Balneário Camboriú - SC
Fone: (47) 2104-4080 / 3367-0231
Site: www.sagreshoteis.com.br
E-mail: [email protected]
Horário das aulas
Sextas-feiras: das 19h às 22h35min
Sábados: das 8h às 13h15min
As sessões em sala ocorrerão em finais de semana alternados.
Obs.: Quando houver feriados nacionais ou para adaptação da grade, as aulas poderão ocorrer em finais de semanas consecutivos.
Informações sobre o curso
0800 600 3535 (de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h – horário de Brasília)
e-mail: [email protected] - MSN: [email protected]
e-mail: [email protected] - MSN: [email protected]
Telefones: (43) 3376-3434 ou (43) 9915-3636 (Sandra)
Investimento e forma de pagamento
Forma de Pagamento | Valor das Parcelas | Valor Total das Parcelas | Descontos/Juros |
à vista | R$ 10.650,00 | R$ 10.650,00 | Sem juros |
06 parcelas fixas | R$ 1.806,00 | R$ 10.836,00 | 0,5% de juros ao mês |
12 parcelas fixas | R$ 916,00 | R$ 10.992,00 | 0,5% de juros ao mês |
18 parcelas fixas | R$ 620,00 | R$ 11.160,00 | 0,5% de juros ao mês |
20 parcelas fixas | R$ 560,00 | R$ 11.200,00 | 0,5% de juros ao mês |
24 parcelas fixas | R$ 472,00 | R$ 11.328,00 | 0,5% de juros ao mês |
Os associados, alunos e ex-alunos do IRIB terão desconto de 10% (dez por cento) sobre os valores das parcelas, até a data de vencimento escolhida na ficha de matrícula, mediante comprovação;
Os alunos e ex-alunos do Instituto Brasileiro de Estudos e da Faculdade Arthur Thomas terão desconto de 5% (cinco por cento) sobre os valores das parcelas, até a data de vencimento escolhida na ficha de matrícula;
Os associados dos Institutos Membros da Anoreg-BR e funcionários de órgãos públicos terão desconto de 5% (cinco por cento) sobre os valores das parcelas, até a data de vencimento escolhida na ficha de matrícula, mediante comprovação; e
Os descontos não serão cumulativos
Autorização legal e credenciamento
Os cursos presenciais de pós-graduação do IRIB e do Instituto Brasileiro de Estudos são ministrados, supervisionados e fiscalizados pela Faculdade Arthur Thomas, credenciada pela Portaria do MEC nº 2.504 de 19 de agosto de 2004, e Resoluções da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, para autorização de funcionamento.
Duração do curso
Carga horária para a integralização das disciplinas: 390 horas/aula.
Atividades em sala: mínimo de 18 meses.
Entrega da monografia ou trabalho de conclusão de curso (obrigatória): 3 meses após o encerramento das atividades em sala de aula.
Observação
Em face das características especiais do corpo docente – uma vez que além de professores, esse profissionais atuam em diversas atividades –, durante o período letivo poderão ocorrer alterações de datas, locais e horários de aulas, além de inclusões ou substituições de professores, disciplinas e módulos apresentados no material de divulgação e nas grades de aulas, em decorrência de eventuais imprevistos ou em virtude de novos e relevantes temas para o curso. Aulas ocasionalmente não ministradas na data prevista serão objeto de compensação em data posterior a ser definida pela coordenação do curso, sempre com prévia comunicação da secretaria acadêmica ou pelo sistema on linede controle acadêmico da instituição.
Exigência curricular
Formação em nível superior (em qualquer área).
Documentação
CPF (fotocópia de boa qualidade);
RG (fotocópia de boa qualidade);
1 foto 3x4 (recente); e
Diploma de nível superior* (fotocópia autenticada - frente e verso).
* Caso o aluno tenha concluído o Curso Superior, mas ainda não possua o Diploma, poderá, inicialmente, apresentar a fotocópia do Certificado de Conclusão e, posteriormente, no decorrer do curso, entregar a respectiva fotocópia do Diploma.
Público-alvo
Graduados na área de ciências jurídicas ou de outros ramos do conhecimento com ligação direta ou indireta com a atividade registral imobiliária: Registradores, Tabeliães, Escreventes, Advogados, Agrimensores, Geomensores, Profissionais do Mercado Imobiliário.
Corpo docente
http://www.enr.com.br/Docentes.html
Grade curricular
http://www.enr.com.br/Grade.html
Coordenação acadêmica
Prof. Sérgio Jacomino, Doutor em Direito Civil pela UNESP-SP
Oficial de Registro de Imóveis em São Paulo-SP
Coordenador Editorial e Editor do Boletim Eletrônico do Irib; e
Prof. Eduardo Agostinho Arruda Augusto, Especialista em Direito Registral Imobiliário pela PUC-MG
Oficial de Registro de Imóveis de Conchas-SP
Diretor de Assuntos Agrários do Irib.
Número de vagas
Mínimo de 35 alunos por turma.
Matrícula
Ficha de Matrícula:
http://www.portalibest.com.br/download/Ficha_Pos_Dto_Reg_Imob_SC.doc
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais:
http://www.portalibest.com.br/download/Contrato%20Pos_2sem_2007.pdf
Manual do Aluno:
http://www.portalibest.com.br/download/Manual%20Pos_2sem_2007.pdf
Para a visualização e impressão do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Manual do Aluno, é necessário ter instalado o programa Adobe Acrobat Reader. Caso ainda não possua, clique no seguinte link para instalar:
http://www.portalibest.com.br/alunonaweb/downloads/acrobat.exe
Cursos ENR: Lançamentos 2008 - Garanta já a sua vaga!
2ª Turma | Balneário Camboriú-SC | 07/03/2008 | para mais detalhes clique aqui |
3ª Turma | Ribeirão Preto-SP | 28/03/2008 | para mais detalhes clique aqui |
4ª Turma | Porto Alegre-RS | 12/04/2008 | para mais detalhes clique aqui |
5ª Turma | Brasília-DF | 26/04/2008 | para mais detalhes clique aqui |
Matrículas abertas. Pagamento apenas no 1º dia de aula.
A sua cidade não foi contemplada? Quer levar o curso à sua cidade?
Visite o site da ENR e participe da nossa pesquisa: www.enr.com.br
Irib
Ibest
Últimos boletins
-
BE 5748 - 17/01/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Lei Complementar n. 214, de 16 de janeiro de 2025 | RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0 | Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério | Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964 | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | Reurb em área de preservação permanente e a Lei Federal 14.285/2021 – por Taniara Nogueira Ferreira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5747 - 16/01/2025
Confira nesta edição:
Atenção! O IRIB agora está em um único perfil no Instagram | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CGJAM realiza investidura de aprovados em concurso para Serviços Notariais e Registrais | PMCMV: Projeto de Lei permite aplicação do programa em casas afetadas por desastres | Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais: CEJ/CJF publica caderno definitivo da I Jornada Jurídica | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | ITBI do município de Balsas/MA: De um caso particular à solução jurídica universal – por Anielly Belfort e Lourival da Silva Ramos Júnior | Jurisprudência do TJAC | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5746 - 15/01/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 2º semestre de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 324, de 13 de janeiro de 2025 | ONR fornecerá tecnologia para informatização de quase mil Cartórios de Registro de Imóveis | RE discute imunidade de ITBI para integralização de capital social de imobiliárias | Desapropriação para comunidades quilombolas possui prazo de caducidade diverso das desapropriações comuns | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Concentração legal, prioridade registral e a arrepsia da indisponibilidade regrada no provimento 188 do CNJ – arrebatamento matricial – por Douglas Gavazzi | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964
- Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério
- RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0