BE3199
Compartilhe:
CURSOS SERAC – Série 2007 - IRPF – LIVRO CAIXA – Escrituração das Receitas e Despesas nas Atividades Notariais e de Registro.
Atendendo a solicitações de muitos dos novos titulares, aprovados no 4º Concurso do Estado de São Paulo, e de diversos outros Notários e Registradores que não puderam participar da edição anterior do treinamento sobre o tema, o Grupo SERAC faz nova oferta do curso, ainda em 2007.
A aula ficará a cargo do Dr. Antonio Herance Filho, Diretor do Grupo SERAC e co-editor das Publicações INR.
Confira o conteúdo programático do curso.
PROGRAMA
I - Considerações iniciais e as razões para escrituração de um livro exclusivo para a prestação de contas do Notário e do Registrador com o Fisco
II – A receita da atividade
•Escrituração e comprovação
III - As despesas dedutíveis e não dedutíveis em livro Caixa.
•A folha de salários e os encargos trabalhistas e previdenciários - vínculo laboral
•As aplicações de capital - aquisição bens duráveis
•As benfeitorias - valor de mercado do bem / vida útil
•Os arrendamentos mercantis (leasing) - aluguel de bens duráveis
•A CPMF - movimentação bancária decorrente do pagamento de despesas
•Transporte e locomoção do contribuinte - vale transporte e serviços externos necessários
•As notificações do RTD e do Protesto
IV - A comprovação das despesas
•Documentos idôneos
•Contrato - nota fiscal – recibo
•Documentos não aceitos
V - Entendendo o Programa Carnê-Leão
•Preparando o Plano de Contas do Cartório
•Fazendo o lançamento das receitas - modo resumido
•Fazendo o lançamento dos repasses - modo resumido
•Fazendo o lançamento das despesas dedutíveis
•Interpretando os resultados
•Quando o valor das despesas supera o das receitas - compensação automática
•Completando os dados para a apuração do imposto
•Imprimindo o DARF
•Imprimindo o livro Caixa – termos de abertura e encerramento
Onde?
Auditório do Edifício Santana Tower (sede da Empresa Boletins Informativos LTDA, responsável pelas Publicações INR e integrante do Grupo SERAC) – Rua Alferes Magalhães, nº 92 – Térreo – Santana – São Paulo (a duas quadras da Estação Santana do Metrô).
Auditório onde será realizado o encontro
Quando?
05.12.2007 – 4ª feira – Das 9h30 às 12h30 horas.
Quanto?
R$ 180,00 (Assinantes INR) / R$ 230,00 (demais interessados).
Incluído: Material de apoio, certificado e coffee break.
Como pagar o valor da inscrição?
Depósito Bancário na conta corrente mantida junto ao banco Itaú, em nome de SERAC – Serviço de Assessoria a Cartórios LTDA EPP (CNPJ: 01.328.180/0001-06), na agência 0355, sob o número 55.568-1.
Importante: A inscrição só será efetivada quando o Departamento Financeiro do Grupo SERAC receber, via fac símile (11-6959-0220), o comprovante do depósito realizado, juntamente com a Ficha de Inscrição (abaixo) devidamente preenchida.
Não perca essa oportunidade e faça já a sua inscrição! (Telefax: 11.6959.0220 ou www.gruposerac.com.br ou, ainda,[email protected])
FICHA DE INSCRIÇÕES – IRPF – LIVRO CAIXA.
Denominação da Unidade |
Participante(s) |
CNPJ da Unidade |
Telefone |
Município / Estado |
Últimos boletins
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5935 - 14/10/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Justiça Federal suspende efeitos da Resolução COFECI n. 1.551/2025 | CGJPA: Portaria Conjunta regulamenta a mediação e a conciliação nas Serventias Extrajudiciais | Análise Econômica e o papel da Constituição na realidade brasileira são tema de palestra do Ministro Luiz Fux | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O art. 185 do CTN, a usucapião tabular e o mundo de Nárnia – por Eduardo Moreira Reis | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Condomínio de lotes. Remembramento. Condôminos – aprovação. Qualificação registral.
- Alienação Fiduciária – cancelamento. Instrumento particular. Escritura pública. SFI. Tempus regit actum.
- STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias