BE3186

Compartilhe:


5º CertForum – maior evento de certificação digital da América Latina – recebe mais de 500 pessoas só no primeiro dia


O evento realizado pelo ITI em Brasília, de 30 de outubro a 1º de novembro, mostrou os avanços do Judiciário brasileiro e da Receita Federal, bem como importantes aplicações na área de registros públicos e notas, além dos casos de sucesso da certificação digital no cenário internacional.

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, IRIB, participou do 5º CertForum, sobre o futuro da certificação digital (BE 3173).

O presidente do Irib Helvécio Duia Castello participou do primeiro dia do evento, que também contou com as presenças de Enylson Camolesi, coordenador-geral do comitê gestor da ICP-Brasil; Renato Martini, presidente do ITI; Manuel Matos, presidente da camara-e.net; e Alexandre Silva, juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros importantes profissionais do setor.

Helvécio Castello, Manuel Matos e Patrícia Paiva

No período da manhã, o painelSimples Nacional mostrou o uso da certificação digital pelas MPEs, tendo como palestrantes Helena Rêgo, consultora da unidade de políticas públicas do Sebrae nacional e Silas Santiago, do comitê gestor do Simples Nacional.

O painel  Casos de Sucesso de Comércio Eletrônico, da camara-e.net, apresentou as aplicações do certificado digital no comércio eletrônico e foi moderado por Gerson Rolim, diretor executivo da entidade.

À tarde, as palestras abordaram o impacto do sistema público de escrituração digital, Sped, com a participação de Vitor Almeida, coordenador-geral de TI da Receita Federal e Ronei Ferrigolo, presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul. Outra exposição, de Vinicius Pimentel de Freitas (Sefaz/RS) e Newton Oller de Mello (Sefaz/SP), demonstrou o impacto e o benefício na adoção da NF-e, nota fiscal eletrônica.



Últimos boletins



Ver todas as edições