BE3171
Compartilhe:
Reportagem divulgada em Belém, durante a realização do 23º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, resultado do trabalho da assessoria de imprensa do Irib
O LIBERAL – 13/10/2007
Falta de regularização atinge 65% dos imóveis na Grande Belém
Apesar de quase sempre ser associada ao meio rural, a falta de regularização fundiária é também um problema grave nas cidades brasileiras. Existem municípios no País onde mais de 80% dos seus imóveis urbanos são irregulares. No caso da Grande Belém - que compreende Belém e Ananindeua - a informalidade da propriedade está presente em 65% do total de imóveis existentes. O problema é um dos focos de discussão do 23º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), que começou ontem, 12, e encerra-se hoje, no Hotel Crowne Plaza, em Belém.
'A programação é fortemente focada em assuntos locais que afligem a sociedade paraense. Desde a sua fundação, o Irib tem se preocupado em difundir o estudo do Direito, principalmente do Direito Registral Imobiliário', explica Helvécio Duia Castello, presidente da entidade. A formalização da propriedade foi tema da palestra de Patrícia Ferraz, diretora de Assuntos Legislativos, Regularização Fundiária e Urbanismo do Irib. De acordo com Patrícia, a origem da informalidade no registro de imóveis em todo o país está em fatores como a má distribuição de renda, custas judiciais e a ausência do poder público.
Cleomar Moura, vice-presidente regional do Irib, acrescenta que a 'informalidade da propriedade é um grave problema, porque compromete a segurança da posse e o exercício do direto de propriedade, bem como o acesso a crédito'. No caso da grande Belém, Cleomar lembra que o êxodo rural levou à ocupação irregular das periferias da capital. As zonas de expansão da cidade foram e continuam sendo, quase todas, ocupadas por invasões. 'A cidade acumula um grande número de loteamentos irregulares e clandestinos. A isso se junta o fato de a maioria das pessoas não ter noção da importância do registro', explica.
Patrícia diz que a regularização dos imóveis aquece a microeconomia. 'A propriedade dá a segurança para a pessoa investir em seu imóvel, assim ela passa a cuidar melhor dele, a pintar, reformar. Isso movimenta a construção civil', explica. 'Em todo o país há 12 milhões de imóveis urbanos e 5 milhões de imóveis rurais irregulares. O impacto na economia, com a regularização, seria substancial'.
Outro assunto debatido no encontro é a modernização do sistema de cartórios no Brasil. Helvécio Duia destaca a importância de fazer avançar o sistema de registros no País.
(O Liberal/PA, seção Poder, 13/10/2007).
Últimos boletins
-
BE 5914 - 15/09/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB nomeia Diretoria de Novas Tecnologias | IRIB participa do Encontro Anual de Prestação de Contas 2025 do Hospital de Amor | Lei n. 15.206, de 12 de setembro de 2025 | RI Digital e e-Notariado: integração será tema de live conjunta entre ONR e CNB/CF | Sancionada lei que prorroga prazo para ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira | IN RFB n. 2.275/2025: confira entrevista de Frederico Assad publicada pela ANOREG/SP | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Das assinaturas eletrônicas no procedimento – Parte 3 – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5913 - 12/09/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB participa de Aula Magna na OAB-MS | IRIB participa do 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | Instrução Normativa MCID n. 25, de 1º de agosto de 2025 | Agente de Garantias: ANOREG/BR lança infográfico sobre o tema | RIB-PR realiza Encontro Anual | Autorização de Supressão de Vegetação deverá ser padronizada pelos Estados e pelo DF | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Reforma administrativa e os cartórios: Eficiência, desoneração e governança pública – por Marcelo Lessa da Silva | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5912 - 11/09/2025
Confira nesta edição:
Prepare-se: vem aí o IRIB Qualifica! | Ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira: CRE do Senado Federal promoverá audiência pública sobre assunto | CAPADR aprova requisitos para cobrança do ITR | CCJC aprova PL que permite divórcio e dissolução de união estável post mortem | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Tokenização: A Hidra de Lerna dos registros públicos – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Adjudicação compulsória. Promitente comprador – local ignorado. Cessionário falecido. Instrumento – via original – ausência.
- Compra e venda – fração ideal. Negócio jurídico. Herdeiro. Autorização judicial
- Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Das assinaturas eletrônicas no procedimento – Parte 3