BE3181

Compartilhe:


Curso de Especialização em Direito Registral Imobiliário
Aula Inaugural em São Paulo foi um sucesso


Em seu retorno do Chile, onde proferiu palestra na Universidade Católica de Santiago, o desembargador Ricardo Dip, do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu entrevista ao Boletim Eletrônico Irib. Falou sobre a Escola Nacional de Registradores e suas impressões a respeito da aula inaugural do curso, em São Paulo, capital, no dia 6 de outubro de 2007.

BEComo o senhor vê a iniciativa dos cursos de especialização e pós-graduação da Escola Nacional de Registradores?

Ricardo Dip – No início da década de 1990, em Encontros do Irib, eu costumava reclamar da falta de uma comunidade de doutrina registral no Brasil. É muito animadora a inauguração desses cursos da Escola Nacional de Registradores. Fico de fato satisfeito em ver que registradores, notários, advogados, escreventes e acadêmicos de Direito convergiram, já na experiência inaugural de São Paulo, a freqüentar as primeiras de nossas lições.

BE   Com que espírito o senhor acha que se deu essa convergência?

Ricardo Dip – Claro que não é de todo fácil apurar. Mas eu permaneci convivendo com uma audiência generosa e atenta ao largo de cerca de 10 horas. Penso que posso dizer que o motor principal dos participantes era, com efeito, o de meditar e aprender o registro de imóveis. Claro que esse motor capital é compatível com os que almejam um aprendizado prático, incluindo o trânsito para concursos públicos.

BEO que lhe pareceu a primeira aula?

Ricardo Dip   Diz-se que da primeira namorada nunca alguém se esquece. Isso é verdade, tanto quanto o é dizer que da última tampouco seja possível esquecer. Em todo o caso, aquela primeira aula, em São Paulo, foi uma espécie de “primeira namorada”. Uma audiência disposta a construir uma torre – o que sugeriu Saint-Exupéry emCidadela. Foi uma experiência e tanto. Mas, pensando um pouco mais, foi a “primeira namorada”, e o desejável é que estejamos bem de todo com a “última” (alguém, de má-fé, me dirá, com a “próxima”)… Eu tenho saudade da primeira aula, mas tenho grandes expectativas em relação às próximas aulas.

BE   O senhor julga que o projeto de aulas da Escola é consistente para a formação doutrinária?

Ricardo Dip – Tenho a tranqüila convicção de que todos nós – os que lecionamos e os que nos ouvem na Escola – estamos a construir uma comunidade científica do Registro de Imóveis. Não apenas porque o conteúdo programático é muito interessante. Elogiei-o em público, ao conhecê-lo na aula de São Paulo. Mas também pela metódica: particularmente, gosto muito de aulas como as que se programaram pela Escola, em que a audiência pode aproveitar algum espaço de tempo para dialogar em paralelo com os professores. Sempre pensei, ademais, que uma Universidade registral teria de ser transeunte…

BEComo assim, transeunte?

Ricardo Dip   Uma Universidade em trânsito, menos ocupada com uma sede física, persistente, fixa – que, de futuro, pode mesmo vir a configurar-se –, e mais vocacionada a ir dialogar com seu público e conhecer o entorno da vida de seus alunos. Isso é uma espécie acercada da recuperação da Universidade de Alfonso o Sábio… Nela os mestres e os alunos se reúnem em algum lugar – e não num só e permanente lugar –, para juntos aprenderem os saberes.

BEO que o senhor espera de suas próximas aulas?

Ricardo Dip   Espero muita coisa… Espero, por exemplo, que a audiência seja generosa, disposta a compreender minhas lacunas, mas também pronta a entender que juntos podemos construir uma torre. Tenho muita expectativa em que, transitando pelas várias Terras de Santa Cruz, encontre gente entusiasmada em arregaçar as mangas e estudar e meditar para construir mais doutrina. Isso constitui uma responsabilidade social, que, hoje, graças à Escola, está sendo disseminada em todo o território nacional. É o que a nação brasileira, silenciosa que seja, aguarda de todos nós, que semeemos a nutrição de nossos estudos para que frutos possam ser colhidos em prol de todos.

BEE como está sua disposição de proferir a aula magna para a abertura de todos os cursos?

Ricardo Dip   Fiquei muito honrado com o convite recebido da coordenação para ministrar a aula inaugural em todas as edições do curso – o adjetivo "magna" é exagero dos amigos. Eu estava com dificuldades com a agenda quando do convite, mas o adiamento dos cursos para o início de 2008 facilitará bastante a nossa presença.

BEO senhor acaba de voltar de Santiago do Chile, cansado por certo… Mas aceitaria uma provocação?

Ricardo Dip   Estive no Encontro do Irib em Florianópolis… Logo em seguida, foi o sábado da aula inaugural da Escola em São Paulo. Adiante, o Encontro Regional do Irib, em Belém do Pará (com o Círio de Nazaré na clausura…). Agora, minha palestra na Universidade Católica do Chile. Mas, vá lá, qual é a provocação?

BE   Abrir a entrevista para os leitores do BE do Irib: quem tiver perguntas a fazer-lhe que pergunte… E o senhor responde…

Ricardo Dip   Ora, não seria de todo mal que eu pudesse manter um diálogo com essa nossa gente. A idéia é interessante. Não sei se estarei à altura. Mas… quem sabe?

BEEstamos combinados: com um batalhão de perguntas… E o senhor completa esta entrevista…

Os leitores que desejarem fazer perguntas ao Dr. Ricardo Dip ou a outros entrevistados por este BE, poderão enviar suas questões para [email protected]

ENR – Curso de Especialização em Direito Registral Imobiliário
Lançamentos 2008 – ajude a eleger sua cidade

Com o objetivo de garantir a qualidade esperada por nossos alunos, e de evitar a descontinuidade do curso, o IRIB, Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, e o Instituto Brasileiro de Estudos informam que foram alteradas as datas de início das novas turmas do Curso de Especialização em Direito Registral Imobiliário.

Confira as novas datas

2ª Turma Balneário Camboriú-SC 07/03/2008 para mais detalhes clique aqui  
3ª Turma Ribeirão Preto-SP 28/03/2008 para mais detalhes clique aqui 
4ª Turma Porto Alegre-RS 12/04/2008 para mais detalhes clique aqui 
5ª Turma Brasília-DF 26/04/2008 para mais detalhes clique aqui 

Obs.: a 1ª Turma – São Paulo-SP, cujo curso foi iniciado no dia 6 de outubro, não sofrerá nenhuma alteração de seu calendário.

Garanta já sua vaga. Matrículas abertas. Pagamento apenas no 1º dia de aula.

Quer levar o curso à sua cidade? Visite o site da ENR e participe da nossa pesquisa: www.enr.com.br

Realização

Irib

Ibest



Últimos boletins



Ver todas as edições