BE3148
Compartilhe:
Crescimento do mercado imobiliário
Alda Lucia Amaral Ayres Rosselli e Mauro Adriano A. Costa, do Santander, prepararam interessante trabalho comparativo entre as áreas de crédito imobiliário no Brasil e na Espanha que foi apresentado aos participantes do XXXIV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, na quarta-feira, 26 de setembro. Acompanhe.
Veja os gráficos
Caso espanhol: principais elementos regulatórios
1. Transição de coeficientes obrigatórios para recursos livres. Em 1973 se exigia direcionamento para crédito imobiliário de 40% da captação dos bancos oficiais e de 25% da captação dos bancos privados. Em 1992 esse direcionamento foi extinto.
2. Força do instrumento hipoteca: princípio da concentração da matrícula. Mais segurança na concessão do crédito, fortalecendo a garantia e a conseqüente redução de risco e spread.
Gráficos
Marcos regulatórios e evolução hipotecária (Espanha)
- 1981: Lei de Regulação do Mercado Hipotecário. Construção do mercado e das bases para a atividade creditícia.
- 1992: Lei de Securitização. Ampliou a possibilidade de captação de recursos para o mercado de crédito imobiliário.
- 1994: Medidas de Proteção ao Consumidor. Regulamentou a transparência das informações aumentando a competitividade do mercado e a segurança do consumidor.
- 2001: Lei de Ajuizamento Civil. Criação de juizados especializados melhorando a operação judicial, simplificando o processo e reduzindo custos em até 30%.
Estratégias para o crescimento
- Tornar a casa própria acessível para o maior número de clientes
- Ter produtos inovadores
- Dinamizar os mercados financeiros
- Presentes na cadeia produtora do mercado imobiliário: despachantes, incorporadores e Imobiliárias.
Gráficos
Registro imobiliário e a padronização dos contratos
Registro - exigências
- Indicação no contrato de que a certidão de ônus apresentada é negativa, data da expedição e data de validade;
- Qualificação completa de testemunhas (além do CPF e RG);
- Exigência de cópias autenticadas de RG e CPF de procuradores de Instituições Financeiras
Gráficos
Conclusão
Casa própria é mais do que um simples local para residir, ela representa o maior sonho do brasileiro e, no futuro, será a maior reserva de riqueza das famílias brasileiras como já é nos países mais desenvolvidos. Na Espanha, 85% da riqueza das famílias são representados pelo patrimônio imobiliário.
Confira a apresentação: Trabalho comparativo entre as áreas de crédito imobiliário no Brasil e na Espanha - PPS
Últimos boletins
-
BE 5773 - 21/02/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais | Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros | MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A coisa pública em Otto Mayer e a PEC das praias – por Fabio Paulo Reis de Santana | Jurisprudência do TJPA | IRIB Responde.
-
BE 5772 - 20/02/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Revista “Cartórios com Você”: confira a nova edição | Programa Lar Legal e Reurb-S beneficiam mais de seis mil famílias em MS | Programa Moradia Legal pernambucano é apresentado para representantes do Estado do Acre | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A responsabilidade civil dos cartórios extrajudiciais por fraudes documentais – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5771 - 19/02/2025
Confira nesta edição:
IRIB promove nova edição da série RDI em Debate em live com articulistas | Estatuto do Pantanal poderá ter designação de Relator na Câmara dos Deputados | TJSC rescinde sentença de usucapião após descoberta de contrato de comodato | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: Poderes de Representação – A Procuração e Outros Instrumentos | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Multipropriedade imobiliária e registro de imóveis: Segurança e desafios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJAP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas
- Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros
- “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais