BE3147
Compartilhe:
Perspectivas da economia brasileira e desenvolvimento do mercado de crédito imobiliário
Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, e Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central do Brasil, ambos sócios da empresa Tendências Consultoria, falaram aos congressistas do XXXIV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, sobre as perspectivas da economia brasileira e o desenvolvimento do mercado de crédito imobiliário, na quarta-feira, 26 de setembro.
Perspectivas da economia brasileira
Maílson da Nóbregamostrou os indicadores de uma nova realidade brasileira caracterizada por instituições fortes tanto política como economicamente.
Para ele, o amadurecimento proporcionado por 25 anos de reformas resultou em estabilidade econômica, previsibilidade e acesso facilitado ao crédito. Aos poucos, essa nova realidade se incorpora à ação e aos planos empresariais. No entanto, entende que um maior crescimento depende de reformas estruturais, investimento, inovação e aumento de produtividade.
Gráfico1 - Projeções para 2007-2010
Quanto às tendências para 2007, Maílson indicou um cenário geral de “bons ventos na economia mundial, apesar das turbulências” e, para o Brasil, um crescimento maior do que se imaginava.
Como tendências principais mencionou a taxa de câmbio estável e previsível; baixo risco de descontrole inflacionário; melhoria dos indicadores de endividamento público; expansão do crédito e da renda; e consolidação das condições para o grau de investimento.
Os riscos estariam numa desaceleração brusca do crescimento mundial, causada pela turbulência nos mercados financeiros e em eventual piora da gestão macroeconômica.
Tendências do mercado imobiliário
Como forças para o crescimento do crédito, o conferencista apontou a estabilidade macroeconômica, a queda de juros e o crescimento da economia. Já as razões para a expansão do mercado seriam o crédito habitacional e respectiva queda no valor das prestações; a maior segurança jurídica, proporcionada pelo patrimônio de afetação, reconhecimento da parcela incontroversa e viabilização da alienação fiduciária de imóveis; e a oferta de imóveis, com a sofisticação dos incorporadores e do mercado financeiro.
Gráfico2 - Crédito Habitacional (% do PIB)
Maílson da Nóbrega concluiu que embora ainda haja muito a resolver, há razões para otimismo como a consolidação da democracia, instituições econômicas fortes e uma sociedade intolerante à inflação, entre outras.
Desenvolvendo o mercado de crédito imobiliário
Gustavo Loyola apontou como fatores que afetam o crédito imobiliário, no que diz respeito à oferta de fundos: a informação sobre os tomadores de crédito; a capacidade de avaliar o imóvel objeto do financiamento; a capacidade de execução da garantia, em caso de inadimplemento do devedor; a estabilidade macroeconômica; e o acesso a fundos de longo prazo.
No que se refere à demanda de fundos, os fatores que afetam o crédito imobiliário seriam o crescimento da renda real; a taxa de formação de novos domicílios (famílias); e a estabilidade macroeconômica (confiança no futuro).
No caso brasileiro, indicou como fatores que afetam o crédito imobiliário, relativamente à demanda: o déficit habitacional gigantesco, principalmente entre a população de média e baixa rendas; a alta taxa de formação de novos domicílios; e a estabilidade macroeconômica adquirida. Quanto à oferta, relacionou fatores como a maior disponibilidade de recursos de longo prazo; aumento da capacidade de execução de garantias vinculadas ao crédito imobiliário; e melhora das informações sobre os tomadores de crédito.
No entanto, o economista considera imprescindíveis certas medidas como a implantação do cadastro positivo e a concentração das informações na matrícula do imóvel.
E mais: desenvolvimento do mercado secundário de títulos de renda fixa (CRIs); desregulamentação do sistema brasileiro de poupança, SBPE; redução do custo da intermediação financeira (compulsórios); e sedimentação da jurisprudência favorável ao direito dos credores.
Últimos boletins
-
BE 5987 - 26/12/2025
Confira nesta edição:
FELIZ 2026! | Decreto n. 12.797, de 23 de dezembro de 2025 | Instrução Normativa RFB n. 2.301, de 23 de dezembro de 2025 | Instrução Normativa RFB n. 2.302, de 23 de dezembro de 2025 | Portaria MGI n. 11.384, de 23 de dezembro de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 11.423, de 24 de dezembro de 2025 | Definição de linha divisória entre Tocantins e Goiás poderá ser solucionada por autocomposição | “STJ No Seu Dia” debateu efeitos da renúncia à herança e limites da sobrepartilha | RIBCast: último episódio de 2025 trata sobre tokenização | Clipping | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Homologação de sentença de divórcio estrangeira no Brasil – por Sândala Almonfrey de Oliveira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5986 - 23/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Lei n. 15.300, de 22 de dezembro de 2025 | Ato Conjunto RFB/CGIBS n. 1, de 22 de dezembro de 2025 | Para maioria da população, serviços cartorários não devem ser transferidos para o Estado ou setor privado | Faculdade Uniregistral recebe aprovação do MEC para oferecer curso superior à distância | Saúde mental: CNR firma parceria com a Encontros Psicologia | Clipping | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Retirada do cônjuge como herdeiro necessário: da proposta de alteração do Código Civil – por Vitor Bicca | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5985 - 22/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB entrará em Férias Coletivas | Resolução CNJ n. 665, de 19 de dezembro de 2025 | ANOREG/BR, CNR e Institutos Membros emitem Nota Técnica Conjunta sobre CBS e IBS | ONR apresenta ferramentas no ARIBA 2025 | Caravana da REURB 2026: RIB divulga capitais que receberão o evento | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | RT 55-A: Mais uma vez, sobre serviços extrajudiciais (Cartórios) – por Rosa Freitas | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Consolidação da propriedade fiduciária. Indisponibilidade – devedor fiduciante. Compra e venda. Cancelamento.
- Construção – averbação. Sentença judicial. Habite-se. Título hábil.
- Homologação de sentença de divórcio estrangeira no Brasil
