BE3036
Compartilhe:
ITBI e ITCMD – Os impostos incidentes sobre a transmissão de bens e direitos.
O Grupo SERAC promoverá, no próximo dia 08 de agosto, encontro que discutirá os impostos que incidem sobre a transmissão de bens e direitos. Fará parte da exposição a análise de tais tributos no contexto da Lei nº 11.441/2007.
O encontro será presidido pelo advogado Antonio Herance Filho, co-autor da obra “Escrituras Públicas – Separação, Divórcio, Inventário e Partilha Consensuais”.
Antonio Herance Filho
O evento contará com as presenças ilustres do Presidente (licenciado) do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, Doutor Paulo Tupinambá Vampré, representando os notários paulistas e do Procurador Chefe da Procuradoria Fiscal do Estado de São Paulo, Doutor Clayton Eduardo Prado. Ao Doutor Clayton poderão, inclusive, ser dirigidas sugestões e críticas sobre os procedimentos fiscais atualmente adotados como condição à prática dos atos notariais a que se refere a Lei nº 11.441/2007.
Paulo Tupinambá Vampré
Clayton Eduardo Prado
Apesar de importante e oportuno o estudo das conseqüências tributárias da Lei nº 11.441/07, nosso foco não recairá apenas sobre as novas disposições legais. Confira, logo a seguir, o programa do curso:
I - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis ou direitos a eles relativos – ITBI
Evolução histórica do ITBI na Constituição Federal
Aspectos legais
Arrecadação
Competência
Hipótese de incidência
O momento de ocorrência do fato gerador
Base de cálculo
A alíquota do ITBI e a questão da progressividade
A responsabilidade do Notário e do Registrador
Imunidade, isenção e não-incidência.
II - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação sobre quaisquer bens ou direitos
Vigência – aplicação da lei vigente à época de ocorrência do fato gerador
Incidência
O número de herdeiros, legatários ou donatários define a quantidade de fatos geradores do imposto
Não-incidência
Isenção
Transmissão “causa mortis”
Transmissão por doação
Reconhecimento da não-incidência e da isenção
Sujeito passivo
Contribuinte
Responsáveis
Base de cálculo
Conceito de Valor Venal
Usufruto e nua-propriedade
Doações sucessivas
Conceito de Ano Civil
Alíquotas
Recolhimento do imposto
Restituição do imposto – hipóteses
Quando?
08.08.2007 – 4ª feira – Das 9:00 às 12:30 horas.
Onde?
Auditório do Edifício Santana Tower (sede da Empresa Boletins Informativos LTDA, responsável pelas Publicações INR e integrante do Grupo SERAC) – Rua Alferes Magalhães, nº 92 – Térreo – Santana – São Paulo (a duas quadras da Estação Santana do Metrô).
Quanto?
R$ 170,00 (clientes Grupo SERAC e associados do IRIB) / R$ 220,00 (não clientes Grupo SERAC e não associados do IRIB).
Incluído: Material de apoio, certificado e coffee break.
Como devo pagar o valor da inscrição?
Depósito Bancário na conta corrente mantida junto ao Banco Itaú S/A, em nome de SERAC – Serviço de Assessoria a Cartórios LTDA EPP (CNPJ: 01.328.180/0001-06), na agência 0355, sob o número 55.568-1.
Importante: A inscrição só será efetivada quando o Departamento Financeiro do Grupo SERAC receber, via fac símile (11-6959-0220), o comprovante do depósito realizado, juntamente com a Ficha de Inscrição (abaixo) devidamente preenchida.
O Auditório reservado para o encontro possui capacidade limitada (60 participantes). Portanto, não perca tempo e reserve já o seu lugar! Para obter informações complementares, entre em contato com Karla no telefone 11-6959-0220.
Auditório onde será realizado o encontro
FICHA DE INSCRIÇÕES – ITBI e ITCMD – Os impostos incidentes sobre a transmissão de bens e direitos.
| Denominação da Unidade |
| Participante(s) |
| CNPJ da Unidade |
| Telefone |
| Município / Estado |
Últimos boletins
-
BE 5987 - 26/12/2025
Confira nesta edição:
FELIZ 2026! | Decreto n. 12.797, de 23 de dezembro de 2025 | Instrução Normativa RFB n. 2.301, de 23 de dezembro de 2025 | Instrução Normativa RFB n. 2.302, de 23 de dezembro de 2025 | Portaria MGI n. 11.384, de 23 de dezembro de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 11.423, de 24 de dezembro de 2025 | Definição de linha divisória entre Tocantins e Goiás poderá ser solucionada por autocomposição | “STJ No Seu Dia” debateu efeitos da renúncia à herança e limites da sobrepartilha | RIBCast: último episódio de 2025 trata sobre tokenização | Clipping | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Homologação de sentença de divórcio estrangeira no Brasil – por Sândala Almonfrey de Oliveira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5986 - 23/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Lei n. 15.300, de 22 de dezembro de 2025 | Ato Conjunto RFB/CGIBS n. 1, de 22 de dezembro de 2025 | Para maioria da população, serviços cartorários não devem ser transferidos para o Estado ou setor privado | Faculdade Uniregistral recebe aprovação do MEC para oferecer curso superior à distância | Saúde mental: CNR firma parceria com a Encontros Psicologia | Clipping | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Retirada do cônjuge como herdeiro necessário: da proposta de alteração do Código Civil – por Vitor Bicca | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5985 - 22/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB entrará em Férias Coletivas | Resolução CNJ n. 665, de 19 de dezembro de 2025 | ANOREG/BR, CNR e Institutos Membros emitem Nota Técnica Conjunta sobre CBS e IBS | ONR apresenta ferramentas no ARIBA 2025 | Caravana da REURB 2026: RIB divulga capitais que receberão o evento | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | RT 55-A: Mais uma vez, sobre serviços extrajudiciais (Cartórios) – por Rosa Freitas | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Consolidação da propriedade fiduciária. Indisponibilidade – devedor fiduciante. Compra e venda. Cancelamento.
- Construção – averbação. Sentença judicial. Habite-se. Título hábil.
- Homologação de sentença de divórcio estrangeira no Brasil
