BE3006
Compartilhe:
Separação, divórcio e inventário extrajudiciais
Registrador paulista profere palestra na Comissão da OAB no MT
Para dar início aos trabalhos da Comissão de Direito Civil e Processo Civil da OAB será realizada nesta quarta-feira (20/6), palestra com o tema: ‘As Inovações Introduzidas pela lei 11.441/2007, às 19h, proferida pelo mestre João Baptista de Melo e Souza Neto.
A Lei 11.441/2007 modificou o Código de Processo Civil possibilitando a realização de separação, divórcio e inventários de forma extrajudicial, desde que não haja interesse de menores e incapazes. Durante a palestra, haverá espaço para debate sobre as dúvidas mais freqüentes, em especial, sobre os documentos que devem ser apresentados nos cartórios para lavratura de escritura.
Souza Neto já exerceu o cargo de juiz em São Paulo, atualmente é professor de cursos preparatórios para concurso público e tabelião em Bauru – SP. “Souza Neto se prontificou de imediato para atender esse pedido da Comissão, tendo que vista que o assunto é de utilidade pública”, afirmou a presidente da Comissão De Direito Civil e Processo Civil da OAB, Rosemeire Barros Monteiro De Lamônica Freire. O palestrante também já editou as seguintes obras: ‘Direito Civil – Obrigações’; ‘Direito Civil - Parte Geral’ e ‘Direito das Coisas’.
As inscrições podem ser realizadas nas salas da OAB no TRT no Fórum Cível de Cuiabá, na sede da ESA-MT e OAB/MT mediante entrega de 1 quilo de alimento não-perecível. Mais informações: (65) 3613-0952 ou 3613-0953.
Fonte: Várzea Grande, 19/06/2007 - 10:41. http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=227886
Últimos boletins
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5935 - 14/10/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Justiça Federal suspende efeitos da Resolução COFECI n. 1.551/2025 | CGJPA: Portaria Conjunta regulamenta a mediação e a conciliação nas Serventias Extrajudiciais | Análise Econômica e o papel da Constituição na realidade brasileira são tema de palestra do Ministro Luiz Fux | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O art. 185 do CTN, a usucapião tabular e o mundo de Nárnia – por Eduardo Moreira Reis | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Condomínio de lotes. Remembramento. Condôminos – aprovação. Qualificação registral.
- Alienação Fiduciária – cancelamento. Instrumento particular. Escritura pública. SFI. Tempus regit actum.
- STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias