BE2992
Compartilhe:
Exemplo que vem do interior: 2º RI de Araraquara integra Ofício Eletrônico
2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da comarca de Araraquara entra na era digital
Ao completar 70 anos, o 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da comarca de Araraquara dá um exemplo de modernidade como o primeiro cartório do interior a obter, via AR-Arisp, o e-CPF, ou seja, sua assinatura digital. “Esse é o nosso primeiro passo para a divulgação dessa ferramenta tão importante para o cidadão”, comentou Emanuel Costa Santos, 2º Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Araraquara, SP.
A assinatura digital possui segurança tecnológica, validade jurídica e uso universal para contratos em geral, procurações, escrituras públicas, relatórios diversos para utilização pelos cartórios de registro de imóveis na emissão de certidões digitais.
O 2º RI de Araraquara também se estruturou para integrar o Ofício Eletrônico, serviço prestado pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, Arisp, em convênio com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, Irib, um serviço prestado pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, Arisp, em convênio com o Irib, que tem por objetivo viabilizar a emissão de certidões digitais ao poder público, por meio de intercâmbio de informações eletrônicas entre as entidades solicitantes e os registros de imóveis um serviço prestado pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, Arisp, em convênio com o Irib, que tem por objetivo viabilizar a emissão de certidões digitais ao poder público, por meio de intercâmbio de informações eletrônicas entre as entidades solicitantes e os registros de imóveis cujo objetivo é tornar viável a emissão de certidões digitais para o poder público, por meio de intercâmbio de informações eletrônicas entre as entidades solicitantes e os registros de imóveis.
Segundo Emanuel Costa Santos, a inserção do 2º RI de Araraquara no mercado informatizado aproximará a população do cartório, que recebe demandas de pessoas físicas e jurídicas localizadas a até 50 quilômetros de distância. “Estamos promovendo uma série de mudanças para cada vez mais oferecer os melhores serviços à nossa região”.
A iniciativa de Araraquara foi possível graças ao convênio entre Arisp e Irib e representa a consolidação dessa parceria, de acordo com o presidente da Arisp Flauzilino Araújo dos Santos. “A união das entidades teve justamente o objetivo de expandir as ferramentas tecnológicas para fora da capital”, explicou. “Este, sem dúvida, foi o marco do processo”.
Para Manuel Matos, consultor do Irib e da Arisp, e presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Camara-e.net, o pioneirismo do 2º Registro é de extrema importância política e estratégica. “Araraquara é uma referência para outras cidades do interior paulista e ao ingressar na era digital liderará um movimento exemplar de redução de custo e aumento da eficiência”.
2º RI de Araraquara: tradição e pioneirismo
Criado em 1937, o 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Araraquara atende a todos os cidadãos da comarca – sede e municípios integrantes –, oferecendo os serviços do registro de imóveis para a correspondente circunscrição territorial e, para toda a população, os serviços de registro de títulos e documentos e civil de pessoa jurídica.
Emanuel Costa Santos assumiu a delegação em 7 de maio de 2003, após ser aprovado em concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O novo registrador promoveu diversas modernizações tecnológicas no cartório, e criou o primeiro site da área notarial e registral com domínio próprio na comarca de Araraquara: http://www.segundooficial.com.br/.
Outro importante investimento foi a revitalização do tradicional prédio da rua Gonçalves Dias, conhecida como rua 1, esquina com a avenida Duque de Caxias. O cartório foi totalmente remodelado e ganhou mobiliário novo.
E as mudanças não param por aí, o 2º RI de Araraquara investiu também em novos computadores, sistema centralizado de impressão a laser, impressora exclusiva para certidões e papel padrão com itens de segurança.
Atualmente, o sistema de informática concentra todas as etapas da atividade registrária em suas diversas especialidades: pedido, qualificação, emissão de nota devolutiva, textos de registros e averbações, indicadores pessoal e real, recibo, controle de andamento, imagens das fichas de matrículas, de registro auxiliar e de indisponibilidades. Além disso, está em formação um acervo das transcrições em sistema informatizado, visando ganhar mais agilidade no trato da informação.
Araraquara é uma cidade com mais de 200 mil habitantes que vem recebendo investimentos de grandes empresas e, conseqüentemente, movimentando o mercado imobiliário, o que traz novas demandas por serviços. O futuro depende de cada um de nós”, observa Emanuel.
Últimos boletins
-
BE 5748 - 17/01/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Lei Complementar n. 214, de 16 de janeiro de 2025 | RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0 | Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério | Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964 | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | Reurb em área de preservação permanente e a Lei Federal 14.285/2021 – por Taniara Nogueira Ferreira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5747 - 16/01/2025
Confira nesta edição:
Atenção! O IRIB agora está em um único perfil no Instagram | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CGJAM realiza investidura de aprovados em concurso para Serviços Notariais e Registrais | PMCMV: Projeto de Lei permite aplicação do programa em casas afetadas por desastres | Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais: CEJ/CJF publica caderno definitivo da I Jornada Jurídica | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | ITBI do município de Balsas/MA: De um caso particular à solução jurídica universal – por Anielly Belfort e Lourival da Silva Ramos Júnior | Jurisprudência do TJAC | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5746 - 15/01/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 2º semestre de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 324, de 13 de janeiro de 2025 | ONR fornecerá tecnologia para informatização de quase mil Cartórios de Registro de Imóveis | RE discute imunidade de ITBI para integralização de capital social de imobiliárias | Desapropriação para comunidades quilombolas possui prazo de caducidade diverso das desapropriações comuns | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Concentração legal, prioridade registral e a arrepsia da indisponibilidade regrada no provimento 188 do CNJ – arrebatamento matricial – por Douglas Gavazzi | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964
- Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério
- RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0