BE2990

Compartilhe:


GAZETA DIGITAL – 12/06/2007 – 11:18

Receita deverá habilitar Instituto para emitir certificado digital


Receita Federal

A Receita Federal do Brasil recebeu quarta-feira (6) pedido do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) para se habilitar ao serviço de emissão de certificados digitais e-CPF e e-CNPJ, tecnologia que permite o contribuinte cumprir suas obrigações com o fisco sem sair de casa ou do escritório. O IRIB tem mais de sete mil cartórios de registro filiados.

De acordo com o coordenador-geral substituto de Tecnologia e Segurança da Informação da RFB, Donizetti Victor Rodrigues, essa nova autoridade certificadora deverá emitir grande número de certificados por meio dos cartórios. "Em qualquer município brasileiro e até distrito sempre há um cartório", diz Donizetti, reforçando que o objetivo é disseminar o uso da certificação em todo o país.

Além das cinco autoridades certificadoras já habilitadas pela RFB (Serasa, Certisign, Serpro, Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), está em fase final de credenciamento o Sincor (corretores) e Fenacon (contabilistas). A próxima entidade a se habilitar será o Colégio Notarial do Brasil, cuja documentação foi entregue à Receita em 29 de maio.

Segundo o coordenador, atualmente existem um milhão de contribuintes com certificação digital no Brasil. "Nossa expectativa é que, dentro de dois anos, esse número atinja 5 milhões", comenta, lembrando que a tecnologia faz com que a Receita tenha relação de mão-dupla com os contribuintes, trocando informações e dados via rede de forma ágil e segura.

Autor: Patricia Neves

(Gazeta Digital, 12/06/2007, 11:18)