BE2938
Compartilhe:
IRIB e Escola Paulista da Magistratura realizam Simpósio de Direito Processual Registral
O evento será realizado no Renaissance Hotel, na cidade de São Paulo, nos dias 25 e 26 de maio de 2007.
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, IRIB, e a Escola Paulista da Magistratura, EPM, convidam os registradores e notários brasileiros para uma ampla discussão e posicionamento em face das recentes leis que trouxeram novas atribuições para os serviços:
• o advento da lei 11.441/07, que instituiu o inventário, partilha, separação e divórcio consensuais, por vias administrativas, no registro de imóveis e no registro civil.
• a reforma do Código de Processo Civil, que modificou aspectos da execução civil, com a publicação da lei 11.382/06.
• a entrada em vigor da lei 11.419/06, dispondo sobre a informatização do processo judicial.
Esses dispositivos legais demandam mais estudos e debates. Embora os grandes teóricos do Direito registral e processual civil tenham se dedicado à produção de literatura sobre esses temas, as abordagens não têm sido suficientes no que diz respeito aos serviços de registros e notas.
O objetivo do IRIB e da EPM é reunir reconhecidos doutrinadores num encontro voltado para as especialidades registrais e notariais, com vistas ao aprofundamento da discussão das novas leis de forma que esses profissionais possam oferecer os novos serviços com mais segurança.
Coordenação do Simpósio de Direito Processual Registral
Sérgio Jacomino, diretor do IRIB, registrador imobiliário em São Paulo e membro titular da Comissão Técnica Executiva – COTEC – do Comitê Gestor da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil.
Tânia Mara Ahualli,juíza de Direito em São Paulo, professora da Escola Paulista da Magistratura e coordenadora do Curso de Direito Imobiliário III, da Fadisp.
Programa
Inscrições
Associados do IRIB; juízes e alunos da Escola Paulista da Magistratura: R$ 350,00
Não-associados: R$ 450,00
As inscrições serão feitas exclusivamente no site http://www.regionaisirib.com.br/inscricao.asp
Vagas limitadas: faça já sua inscrição!
Informações
Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB
Av. Paulista, 2073 – Horsa I – 12 andar – conjuntos 1201/1202 – São Paulo-SP
Telefones: 55 11 3289 3599 - 55 11 3289 3321
Últimos boletins
-
BE 5829 - 16/05/2025
Confira nesta edição:
RDI em Debate: próximo episódio aborda a expropriação no Registo Predial e a transmissão inter vivos de propriedade no Direito Visigótico | ANOREG-BR esclarece importância da RARES-NR | PMCMV – Classe Média: cabelereira assina primeiro contrato no RJ | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Os 7 principais erros na usucapião extrajudicial: Uma análise jurídica aprofundada – por Bernardo Chezzi e Carol Abreu | Jurisprudência do TJTO | IRIB Responde.
-
BE 5828 - 15/05/2025
Confira nesta edição:
IRIB e Projeto ELLAS incentivam doação do IR para apoio ao Instituto Maria Bonitona | PodEnnor: episódio tratou da execução extrajudicial de Alienação Fiduciária X Hipoteca em concurso de credores | PQTA 2025: ANOREG/BR abrirá inscrições para premiação no dia 26 de maio | Ata Notarial e sua aplicação em contratos é tema de infográfico produzido pela ANOREG/BR | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | TAC7: “Destrave o Gestor que Existe em Você” | Fraude no INSS e o conveniente esquecimento dos “cartórios”: No país do jeitinho, prendam os suspeitos de sempre – por Alexandre Gonçalves Kassama | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5827 - 14/05/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário: envie seu trabalho! | 1º Simpósio de Regularização Fundiária do Amazonas é encerrado com Carta de Manaus | Censo 2022: 61,7% do total da população quilombola vivem em áreas rurais | Histórias Além Muros vence Prêmio Faz Diferença | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | TAC7: “Destrave o Gestor que Existe em Você” | PLP n° 108/2024 e as controvérsias do STF sobre o ITBI – por João Vitor Janson | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Usufruto – cancelamento. Direito de acrescer. Usufrutuário – falecimento. Imposto – incidência.
- Matrícula extraviada – restauração. Princípios da Continuidade e da Especialidade. Requisitos legais.
- Os 7 principais erros na usucapião extrajudicial: Uma análise jurídica aprofundada