BE2921
Compartilhe:
A TRIBUNA – 18/4/2007
Dilma recebe pedido de 5 prefeitos
Da Reportagem
Os prefeitos de Cubatão, Clermont Castor; de Santos, João Paulo Tavares Papa; de São Vicente, Tércio Garcia; de Guarujá, Farid Madi; e de Praia Grande, Alberto Mourão, entregam hoje à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, o pedido formal para que os municípios sejam incluídos na relação de beneficiários de projetos habitacionais e de infra-estrutura regional do Plano de Aceleração da Economia (PAC) do Governo Federal.
Os prefeitos assinalam no documento que os projetos foram desenvolvidos em conjunto com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal (CEF) e com a Secretaria Estadual de Habitação. E atendem às premissas do PAC: são contínuos entre os municípios, prevêem a eliminação de passivos ambientais e gargalos logísticos e promovem o desenvolvimento econômico e a inclusão social.
Os estudos técnicos que sustentam os pedidos foram realizados desde 2005 culminaram na formação de uma Carteira de Projetos Estratégicos e uma agenda conjunta para sua viabilização e implantação.
SOLUÇÕES
Os projetos habitacionais seriam para resolver problemas nos bairros Cota, Vila Esperança, Vila dos Pescadores (em Cubatão); Alemoa (Santos) e México 70 (São Vicente), entre outros, beneficiando 27.500 famílias da região metropolitana.
O documento foi tornado público na segunda-feira à noite pelo prefeito Clermont Castor durante o lançamento, em Cubatão, da Política Municipal de Habitação, que contou com a presença do secretário de Habitação do Estado, Lair Krahenbühl, e do superintendente da CEF para a Baixada Santista, Waldir Monti.
Clermont ressaltou que os projetos promovem a urbanização integrada da região metropolitana e foram considerados adequados pela Caixa Econômica Federal. De acordo com o documento, os projetos contam com o envolvimento também da Secretaria de Patrimônio da União, Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Cetesb, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e cartórios de registros de imóveis.
Falta agora a participação do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, da Procuradoria Geral do Estado, da Advocacia Geral da União e do juiz-corregedor dos Cartórios de Registro de Imóveis.
(A Tribuna/SP, seção Política, 18/4/2007).
Últimos boletins
-
BE 5914 - 15/09/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB nomeia Diretoria de Novas Tecnologias | IRIB participa do Encontro Anual de Prestação de Contas 2025 do Hospital de Amor | Lei n. 15.206, de 12 de setembro de 2025 | RI Digital e e-Notariado: integração será tema de live conjunta entre ONR e CNB/CF | Sancionada lei que prorroga prazo para ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira | IN RFB n. 2.275/2025: confira entrevista de Frederico Assad publicada pela ANOREG/SP | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Das assinaturas eletrônicas no procedimento – Parte 3 – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5913 - 12/09/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB participa de Aula Magna na OAB-MS | IRIB participa do 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | Instrução Normativa MCID n. 25, de 1º de agosto de 2025 | Agente de Garantias: ANOREG/BR lança infográfico sobre o tema | RIB-PR realiza Encontro Anual | Autorização de Supressão de Vegetação deverá ser padronizada pelos Estados e pelo DF | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Reforma administrativa e os cartórios: Eficiência, desoneração e governança pública – por Marcelo Lessa da Silva | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5912 - 11/09/2025
Confira nesta edição:
Prepare-se: vem aí o IRIB Qualifica! | Ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira: CRE do Senado Federal promoverá audiência pública sobre assunto | CAPADR aprova requisitos para cobrança do ITR | CCJC aprova PL que permite divórcio e dissolução de união estável post mortem | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Tokenização: A Hidra de Lerna dos registros públicos – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Adjudicação compulsória. Promitente comprador – local ignorado. Cessionário falecido. Instrumento – via original – ausência.
- Compra e venda – fração ideal. Negócio jurídico. Herdeiro. Autorização judicial
- Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Das assinaturas eletrônicas no procedimento – Parte 3