BE2903

Compartilhe:


Registradores Imobiliários de SP e PR ratificam intenções
Arisp, Irib e Colégio de Registro de Imóveis do Paraná na era da informática


Retomando as discussões da última reunião, ocorrida no dia 7 de março de 2007, em São Paulo, Capital (BE #2872, 14/3), o Presidente da Arisp – Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo, Flauzilino Araújo dos Santos, entidade que representa os registradores imobiliários do Estado de São Paulo, o Conselheiro e diretor do Irib – Instituto de Registro de Imóveis do Brasil, Sérgio Jacomino e o Presidente do Colégio do Registro de Imóveis do Paraná, João Carlos Kloster, reuniram-se hoje nas dependências da Biblioteca Medicina Anima, do Quinto Registro, para acertamento de detalhes das iniciativas conjuntas.

João Carlos Kloster, SJ e Flauzilino A. dos Santos – Biblioteca  Medicina Anima, em 13/4/2007.

O registrador de Campos Mourão, João Carlos Kloster, expôs, em detalhes, as iniciativas do Colégio, que vem investindo no desenvolvimento de software para pequenos registros imobiliários, buscando integrar os Registros Prediais do Paraná na nova onda digital.

Entre os temas tratados na reunião, destacam-se:
 

1.   Definição e modelagem do banco de dados que servirá, a exemplo do que ocorre com o ofícioeletrônico® da Arisp, para atender às necessidades da administração pública. 

2.   Interoperatividade entre o Colégio, Irib e Arisp para atendimento da Administração Pública e penhora on line.

3.   Estudos sobre a molecularização dos registros paranaenses e paulistas formando o Círculo Registral para compartilhamento de informações e dados.

4.   Realização de workshop no Paraná para divulgação das iniciativas dos registradores paulistas compatibilizando publicidade registral com salvaguardas da privacidade.

5.   Participação da Arisp e do Irib  no Encontro Estadual do Colégio do Paraná, que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de outubro do corrente ano.


O workshop programado entre os registradores paulistas e paranaenses ocorrerá no próximo dia 24 de abril, em horário e local a serem definidos oportunamente (e aqui divulgados) pelo Colégio do Registro de Imóveis do Paraná.

Luís Paulo Aliende Ribeiro em palestra proferida em São Paulo no Encontro Internacional de Proteção de Dados, Novas Tecnologias e Direito à Privacidade nos Registros Público, realizado  em São Paulo entre os dias 28 e 29 de setembro de 2005 (fotos KPTK).

Entre os temas a serem abordados, destacamos:
 

•    Publicidade registral e direito à privacidade. Luís-Paulo Aliende Ribeiro, juiz de direito em SP e doutorando pela Universidade de São Paulo.

•    Compartilhamento – interconexão – molecularização e interoperabilidade dos serviços registrais. Sérgio Jacomino, registrador imobiliário em SP, doutor em Direito e membro efetivo do Cotec – Comitê Técnico da ICP-Brasil.

•    Certificação Digital. Manuel Matos,  Presidente da Camara-e.net e membro efetivo da ICP-Brasil.

•    Ofícioeletrônico® e a informação registral franqueada à Administração Pública. Banco de dados light e as condições de acesso às informações registrais. Flauzilino Araújo dos Santos. Registrador imobiliário em SP, mestre em Direito e Presidente da Arisp.


Caleidoscópio: http://www.flickr.com/photos/iacominvs/sets/72157594571468869/



Últimos boletins



Ver todas as edições