BE2893
Compartilhe:
UFPE promove curso de Processamento de Levantamentos Integrados de Imóveis Rurais
Agrimensura, cartografia e cadastro
O Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, realizará o curso Processamento de Levantamentos Integrados (GPS/Topografia) de Imóveis Rurais, de 16 a 18 de abril, no auditório do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE.
Promovido pelo Grupo de Pesquisa Posicionamento Geodésico e Cadastro Imobiliário do programa de pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, o curso tem por objetivo apresentar uma metodologia de processamento de dados oriundos de levantamentos integrados – GPS e Topografia –, para fins de georreferenciamento e medição de imóveis rurais em atendimento à lei 10.267/01.
As aulas serão ministradas por Sílvio Jacks dos Anjos Garnés, professor da Uniderp, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal; Daniel Carneiro da Silva, professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE; e Andrea F.T. Carneiro, professora da UFPE, conselheira científica do Irib e autora de Cadastro Imobiliário e Registro de Imóveis, livro dacoletânea Irib em debate editado em parceria com Sérgio Antônio Fabris Editor (2003).
O curso tem como público-alvo engenheiros cartógrafos e agrimensores, alunos de engenharia cartográfica e de pós-graduação em áreas afins que tenham cursado disciplinas de ajustamento e geodésia, além de engenheiros com experiência em levantamentos geodésicos.
Inscrições
Informações e inscrições: [email protected]
Inscrições: R$ 200,00
Depósito bancário: Banco do Brasil – Agência 3613-7 Conta nº 230.767-7
Confira o programa
Dia/Hora/Conteúdo/Docente
16/4
08 às 12h
A Lei 10.267 e seus regulamentos – visão geral, normas e documentos
Profª Drª Andrea F. T. Carneiro
16/4
14 às 18h
Revisão de Sistemas de Referência em Topografia e Geodésia e Sistema UTM
Prof. Dr. Daniel Carneiro da Silva
17/4
08 às 12h
Levantamentos Integrados – GPS/Topografia
Prof. Dr. Sílvio Jacks dos Anjos Garnés
17/4
14 às 18h
Levantamentos Integrados – GPS/Topografia – Processamento
Prof. Dr. Sílvio Jacks dos Anjos Garnés
18/4
08 às 12h
Levantamentos Integrados – GPS/Topografia
Prof. Dr. Sílvio Jacks dos Anjos Garnés
e 14 às 18h
Prática de processamento
Participação de Andrea Carneiro e Daniel Carneiro
Últimos boletins
-
BE 5859 - 27/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: não deixe de conhecer as belezas de Manaus! | Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | TJGO entende que PROCON-GOIÁS não possui competência para fiscalizar e autuar Cartórios | Oferta de crédito imobiliário para a classe média receberá “últimos retoques” | TJSC fixa tese sobre admissibilidade de usucapião extrajudicial | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | A conta Escrow no Brasil: a gestão notarial de valores em negócios jurídicos – por Lucas Pavione | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5858 - 26/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: palestra de abertura terá como tema Inteligência Artificial | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos | ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil | Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | O admirável mundo novo da inteligência artificial – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5857 - 25/06/2025
Confira nesta edição:
Ainda não fez sua inscrição para o L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL? | Diretor de Relações Internacionais do IRIB participará de Encontro na Paraíba | STJ: registro de escritura pública não impede rescisão contratual por inadimplência de loteador | RARES-NR é signatária do Pacto Global da ONU | Rondônia recebe Caravana da REURB | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Novo relatório do Banco Mundial: quebra de paradigmas na transferência imobiliária – por Ubiratan Guimarães | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Execução – direitos hereditários. Partilha – ausência. Averbação. Qualificação registral.
- Desmembramento sucessivo. Desdobro. Parcelamento do solo. Registro Especial.
- A conta Escrow no Brasil: a gestão notarial de valores em negócios jurídicos