BE2827
Compartilhe:
DIÁRIO DE SÃO PAULO – 28/1/2007 - Cartórios discutem Regularização Fundiária
Audiência Pública será no dia 2
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, Irib, promove no dia 2 de fevereiro, audiência pública para discutir a criação de um modelo de regularização fundiária para o Estado de São Paulo. A entidade pretende reunir registradores, tabeliães de notas, representantes de órgãos da prefeitura e do governo do estado, associações pró-moradia, urbanistas, representantes de setores da habitação, do crédito imobiliário e da construção civil e demais interessados, em amplo debate. Depois vai elaborar documento com as sugestões debatidas e que será encaminhado à Corregedoria Geral da Justiça do Estado.
Consulta
Consultado pela Corregedoria acerca da necessidade de edição de um provimento para regulamentar a questão da regularização fundiária no estado de São Paulo, nos moldes do “Provimento More-Legal III”, realizado no Rio Grande do Sul, o Irib se prontificou a promover audiência pública sobre o assunto. O instituto, que representa os cartórios de registro de imóveis do país, tem participado das discussões travadas em todo Brasil acerca da regularização fundiária urbana, dando especial ênfase à sua importância como instrumento de capacitação econômica da população de renda mais baixa, de propulsor de desenvolvimento econômico sustentado e, portanto, de gerador de recursos para o combate à pobreza.
O More Legal já existe há dez anos em Porto Alegre e consiste em um instrumento aplicado na regularização de imóveis da área urbana na capital gaúcha, produzindo efeitos na legalização da moradia popular. Quem recebe seu título de propriedade passa a desfrutar do direito de hipotecar o imóvel. O Irib considera este direito uma forma de inclusão socioeconômica.
Neste sentido, e compreendendo a necessidade de que o processo de regularização fundiária seja o mais desburocratizado possível, sem prejuízo da manutenção da segurança jurídica para a credibilidade do sistema imobiliário em geral, o Irib invoca todos os interessados a fazerem parte desta importante discussão trazendo suas contribuições.
Basta, para tanto, inscreverem-se no evento. A inscrição pode ser feita pela Internet, através do site www.irib.org.br.
Patricia Ferraz, diretora do Irib e coordenadora da audiência pública, considera que esta ferramenta de regularização fundiária, efetivamente testada e aprovada no Rio Grande do Sul, ajuda a garantir o direito constitucional à moradia, e “representa um instrumento muito valioso para a capacitação econômica do cidadão”.
(Diário de São Paulo, seção Imóveis, 28/1/2007).
24 HORAS NEWS – 25/01/2007 - Expedição no Rio Paraguai realiza registro dos ribeirinhos
Redação 24 Horas News
Dez dias a bordo de um navio da Marinha do Brasil foi o tempo suficiente para que uma expedição, formada por 20 homens, se deslocassem do porto de Corumbá até a divisa de MS com MT para levar assistência e solidariedade à população ribeirinha do Rio Paraguai.
A expedição aconteceu de 12 a 21 de dezembro e reuniu a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e Economia Solidária (Setass), a Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, a Marinha do Brasil, o Foro de Corumbá, o Serviço Notarial e de Registro Civil das Pessoas Naturais de Ladário, a Anoreg e a Prefeitura Municipal de Corumbá.
A ação faz parte do Programa Nacional para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento, na qual a participação de Tae-Sang Lee, tabelião de Ladário fez diferença, considerando-se que 19 crianças menores de 12 anos passaram a ser cidadãos brasileiros. Lee, com um notebook e uma impressora, compôs a expedição e ofereceu a conquista do registro civil à população ribeirinha.
Tae-Sang Lee está no Pantanal há pouco tempo. Veio de São Paulo, onde trabalhou em grandes empresas, e nunca se imaginou envolvido em uma missão como essa. Os dez dias foram satisfatórios pelos resultados. Viajando durante o dia, trabalhando à noite e dormindo em um espaço mínimo a bordo do navio da Marinha (a embarcação é equipada para tropas militares), Lee confessa que foi a coisa mais incrível que já fez. “Você vê a população, vê como o povo é carente e se emociona com a felicidade alcançada com o documento de registro em mãos”, comentou o tabelião.
A participação de Lee na expedição foi resultado de um processo que envolveu inclusive o remanejamento de um funcionário do cartório de Corumbá para substituí-lo em Ladário. Tudo isso foi possível em razão do empenho do Juiz Diretor do Foro de Corumbá, Dr. José Rubens Senefonte, em solidariedade à causa e da autorização da Corregedoria-Geral do TJ.
A ação de erradicação do sub-registro é coordenada no MS pela assistente social Adma Freitas da Silva e, além dos registros, a expedição levou 540 cestas básicas para 90 famílias cadastradas no Programa de Inclusão Social, além de atendimento médico, odontológico, carteiras de trabalho e vacinação.
O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral do TJMS, Vladimir Abreu da Silva, entende que é preciso realizar mais ações como essas, com parcerias que garantam o direito à cidadania, principalmente àqueles que habitam as regiões rurais.
(Site 24 Horas News, seção Cidades, 25/1/2007).
Últimos boletins
-
BE 5773 - 21/02/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais | Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros | MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A coisa pública em Otto Mayer e a PEC das praias – por Fabio Paulo Reis de Santana | Jurisprudência do TJPA | IRIB Responde.
-
BE 5772 - 20/02/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Revista “Cartórios com Você”: confira a nova edição | Programa Lar Legal e Reurb-S beneficiam mais de seis mil famílias em MS | Programa Moradia Legal pernambucano é apresentado para representantes do Estado do Acre | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A responsabilidade civil dos cartórios extrajudiciais por fraudes documentais – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5771 - 19/02/2025
Confira nesta edição:
IRIB promove nova edição da série RDI em Debate em live com articulistas | Estatuto do Pantanal poderá ter designação de Relator na Câmara dos Deputados | TJSC rescinde sentença de usucapião após descoberta de contrato de comodato | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: Poderes de Representação – A Procuração e Outros Instrumentos | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Multipropriedade imobiliária e registro de imóveis: Segurança e desafios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJAP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas
- Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros
- “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais