PMCMV avança mais rápido que previsto, além de focar na qualidade de vida dos moradores
Declarações são do Ministro das Cidades, Jader Filho, feitas no programa “Bom Dia, Ministro”.
O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) está com o cronograma mais avançado do que previa o Governo Federal, segundo o Ministro das Cidades, Jader Filho. O Ministro declarou que a meta estipulada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 2 milhões de contratações até o final do mandato, pode chegar à metade ainda nos próximos dias. Jader Filho também declarou que o PMCMV foca na qualidade de vida dos moradores, como, por exemplo, condomínios com acesso à leitura, além de investimentos na prevenção de desastres. As declarações foram feitas no programa “Bom dia, Ministro”, exibido ontem, 18/09/2024.
Sobre a meta de casas contratadas, Jader Filho afirmou já estar bem perto de 1 milhão de casas contratadas bem antes do previsto, que seria entre o final de dezembro e o início de janeiro. “Chegaremos, ainda em setembro, a 50% da meta determinada pelo presidente Lula”, ressaltou o Ministro, que também apontou que uma nova seleção de projetos para o PMCMV está prevista para 2025 e que os recursos para o programa estão todos garantidos, não havendo qualquer possibilidade de corte ou contingenciamento.
Jader Filho ainda afirmou que “no último trimestre, o MCMV lançou mais empreendimentos do que a iniciativa privada. 53% dos lançamentos de unidades habitacionais do país foram do MCMV”, segundo a notícia publicada pela Agência Brasil.
Sobre a qualidade de vida dos moradores, Jader Filho ressaltou que, no centro das diretrizes do PMCMV, está a necessidade de garantir moradias seguras e próximas a serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e oportunidades de emprego, para promover mais qualidade de vida aos moradores. Como exemplo, o Ministro destacou que o Ministério das Cidades (MCID) adotou bibliotecas nos condomínios para ampliar o acesso da comunidade à cultura e ao conhecimento. Além disso, MCID, como forma de aumentar a segurança das famílias, “também exige que as unidades habitacionais sejam construídas em terrenos localizados em áreas livres de riscos, como alagamentos e deslizamentos, promovendo um desenvolvimento urbano mais seguro e integrado”, conforme publicado em notícia no site do MCID.
Assista a íntegra do programa “Bom Dia, Ministro”, exibido pelo CanalGov no YouTube:
Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil, MCID e YouTube.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Ata Notarial de Arrematação no Leilão da Hipoteca é o terceiro infográfico da ANOREG/BR
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano