Em 24/04/2013

Regularização fundiária irá beneficiar duas mil famílias em Laranjeiras


Cadastro socioeconômico dos moradores de Laranjeiras, na Zona Sul do RJ, será realizado pelo Iterj


O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), órgão vinculado à Secretaria de Habitação, inicia nesta quarta-feira (24) o cadastro socioeconômico dos moradores do Morro Pereirão, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. A legalização dos imóveis na comunidade é uma reivindicação dos moradores desde 2002.

"No ano passado, o Iterj emitiu mais de 10 mil títulos de posse e propriedade. É um trabalho sério do Governo do Estado, de reconhecimento de direitos e de inclusão social, que a cada ano avança mais. Trabalhamos num ritmo muito intenso para atingir nossa meta de 38 mil títulos até 2014", disse o secretário de Habitação, Rafael Picciani.

Estimativas da própria comunidade contabilizam dois mil imóveis no local, mas o número exato será conhecido após o levantamento cartográfico, realizado pelo Iterj. A expectativa, de acordo com a presidente do Iterj, Mayumi Sone, é entregar 600 outorgas já na primeira fase do trabalho.

"Quanto antes os moradores apresentarem a documentação necessária, como identidade, certidão de casamento, se houver, mais rapidamente sai o seu título. E ninguém precisa se preocupar quanto ao atendimento, porque nossas equipes fazem plantões aos finais de semana", explicou Sone.

Ao iniciar o trabalho de regularização fundiária em uma comunidade, o Iterj monta um escritório móvel em parceria com a Defensoria Pública, a fim de orientar os moradores a fazerem a inscrição de seus imóveis. Com o apoio da Defensoria, aqueles que não possuem documentos são orientados sobre os procedimentos para a emissão dos mesmos.

Fonte: Jornal do Brasil
Em 24.4.2013
 



Compartilhe

  • Tags