Palestrante


nome

João Pedro Lamana Paiva

Perfil

Foi presidente do IRIB no biênio 2015/2016. Registrador titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS desde 16/11/2011, possui longa trajetória de serviços prestados ao Instituto e à classe registral imobiliária.
 
Presente nos Encontros do IRIB desde 1977, João Pedro Lamana Paiva foi vice-presidente na gestão de Helvécio Duia Castello (2006-2009) e de Ricardo Basto da Costa Coelho (2013-2014). Participou, ainda, ativamente em diversas diretorias do Instituto, como nas gestões de Elvino Silva Filho, Adolfo Oliveira, Carlos Fernando Westphalen Santos e Sérgio Jacomino. Em outras gestões, como vice-presidente pelo Estado do Rio Grande do Sul.
 
Atualmente, é membro do Comitê Latino-americano de Consulta Registral (desde 1986); membro do conselho de ética da Anoreg/BR; vice-presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul; diretor de Cultura do Sindicato dos Registradores do Rio Grande do Sul – Sindiregis; presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul – Fundação Enore; membro da cadeira dedicada à memória da registradora gaúcha Glaci Maria Costi na Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliária; sócio honorário do Colégio Registral Imobiliário de Goiás; professor na disciplina de Registros Públicos nas Escolas Superiores da Magistratura (Ajuris) e do Ministério Público (ESMP) e em diversos cursos de especialização em Direito Notarial e Registral.
 
João Pedro Lamana Paiva é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em Direito Registral Imobiliário (PUC – Minas); e graduado em Direito Registral pela Faculdade de Direito da Universidade Ramón Llull Esade – Barcelona, Espanha.
 
Obras lançadas
 
A Sistemática do Registro de Imóveis, Rio de Janeiro, Forense, 4ª edição, 1984; (esgotado);
Procedimento de Dúvida no Registro de Imóveis, São Paulo, Saraiva, 1ª edição, 2009 (esgotado);
Procedimento de Dúvida no Registro de Imóveis, São Paulo, Saraiva, 2ª edição, 2010 (esgotado);
Procedimento de Dúvida no Registro de Imóveis, São Paulo, Saraiva, 3ª edição, 2011 (esgotado);
O procedimento de dúvida e a evolução dos sistemas registral e notarial no século XXI, São Paulo, Saraiva, 4ª edição, 2014.
Registro Civil de Pessoas Jurídicas, São Paulo, Saraiva, 1ª edição, 2013, (obra em coautoria, 2ª impressão em 2014);
Registro de Títulos e Documentos, São Paulo, Saraiva, 1ª edição, 2013, (obra em coautoria, 2ª impressão em 2014);
Regularização Fundiária de Interesse Social – 5º Volume (Coleção Cadernos IRIB).
 
 
Artigos publicados
 
Diversos artigos publicados de autoria exclusiva e conjunta.

 



Últimas palestras de João Pedro Lamana Paiva