BE2713
Compartilhe:
Coluna do Irib publicada no dia 29 de outubro de 2006, domingo, no caderno de Imóveis do jornal Diário de S. Paulo, respondida pelo registrador Fábio Marsiglio, oficial de RI de Piedade, SP, e diretor adjunto de Assuntos Agrários do IRIB.
PERGUNTA: Em 2001 registramos a escritura de compra de um apartamento, tudo acompanhado por um advogado e assessoria imobiliária. Em 2006, recebemos uma notificação de penhora de um terço deste imóvel, referente a ação trabalhista iniciada em 1995, contra um ex-proprietário do imóvel (três registros antes do meu). Gostaria de saber como poderemos resolver essa questão e, principalmente, como poderíamos saber que essa pessoa tinha uma empresa (embora encerrada), executada por ação trabalhista? E. M. T. – Butantã, SP
RESPOSTA DO IRIB: O consulente deverá contratar um advogado, para que seja proposta uma defesa judicial chamada “Embargos de Terceiro”. Este é o instrumento jurídico apto para tentar desconstituir a penhora sobre seu bem. Cabe esclarecer que o aborrecimento sofrido poderia ocorrer não só no caso de imóveis, mas no caso de compra de veículos ou outros bens. Isto porque, a lei determina que, por suas dívidas, respondem todos os bens do credor, presentes e futuros.
A penhora de bem que não mais pertence ao devedor ocorre, basicamente, em duas hipóteses. A primeira delas, no caso do Juízo não ter sido informado da venda do bem pelo devedor. Tal informação será prestada ao Juízo pela ação de embargos de terceiro, quando então o juiz poderá determinar que a penhora incida sobre outro bem do devedor, liberando o imóvel do consulente.
Na segunda hipótese, o Juízo está ciente da venda, mas considera que tal alienação fora feita em fraude à execução, (Art. 593 do Código de Processo Civil), que se caracteriza pelo esvaziamento do patrimônio do devedor por alienações feitas depois de iniciada uma ação judicial. Ou seja, o Juiz reconhece que a venda diminuiu o patrimônio do devedor, a ponto de frustrar a cobrança da dívida, pelo que penhora mesmo os bens já vendidos pelo devedor. Daí a necessidade de se informar acerca da existência de ações tramitando na Justiça contra o vendedor, quando da compra de um imóvel ou qualquer outro bem de valor considerável.
Não obstante, para que a penhora possa ser registrada no Cartório de Imóveis, bem como qualquer ato de venda judicial do imóvel, será necessária expressa decisão judicial que reconheça a fraude à execução, ou seja, que reconheça que as vendas não têm eficácia perante as partes do processo trabalhista. Sem tal decisão, não será possível qualquer registro no Cartório de Imóveis.
E, como defesa, o consulente poderá alegar ser adquirente de boa-fé, ou seja, de que tomou todas as cautelas quando da compra do imóvel, consultando as certidões competentes referentes à pessoa do vendedor. Inúmeros têm sido os julgados no sentido de beneficiar o adquirente de boa-fé.
Por fim, para saber se uma pessoa é sócia de alguma empresa, é possível fazer busca na Junta Comercial (JUCESP) e, sendo positiva, as buscas de certidões do vendedor do imóvel devem abranger também a empresa da qual é sócio, pois a legislação brasileira permite, em determinados casos, que as dívidas da pessoa jurídica venham a atingir os bens de seus sócios. (Resposta elaborada por Fabio Marsiglio, diretor do Irib)
Fonte: Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, Irib
site: www.irib.org.br - e-mail: [email protected] - tel.: 11 3289-3599
Últimos boletins
-
BE 5982 - 17/12/2025
Confira nesta edição:
AGO 2025: IRIB REALIZARÁ ASSEMBLEIA HOJE, A PARTIR DAS 15H30 | Câmara dos Deputados aprova PL que regulamenta Reforma Tributária | Senado Federal aprova PL n. 3.758/2024 | IBGE: após três anos de alta, número de divórcios apresenta queda | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Georreferenciamento em ponto morto: decreto acende alerta sobre segurança fundiária – por Adhemar Michelin Filho | Jurisprudência do TJMS | IRIB Responde.
-
BE 5981 - 16/12/2025
Confira nesta edição:
ARIBA 2025 Conexão, Cooperação e Justiça: três entidades do Registro Imobiliário brasileiro participaram do evento | IRIB divulga link para AGO 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.229, de 12 de dezembro de 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.230, de 12 de dezembro de 2025 | Bem de Família, Direito Real de Habitação, herança e obrigações do vendedor após posse de comprador foram alguns temas tratados pelo STJ em 2025 | Programa Regularizar permite mais de 100 mil registros de imóveis no Piauí | CMULHER aprova PL que impede que marido agressor requeira usucapião de imóvel quando mulher fugir de violência doméstica | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Reforma tributária e o cadastro imobiliário brasileiro: Uma nova arquitetura fiscal – por Ricardo Soriano e Natália Bessoni | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5980 - 15/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB divulga link para AGO 2025 | SREI: ONR apresenta avanços da Fase 4 | Resultado definitivo do 2º ENAC é homologado pelo CNJ | CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | É possível regularizar a minha fração ideal? Quando a estremação urbana é uma opção – por Dayana Fernanda Machado | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Condomínio. Retificação administrativa. Proprietários/condôminos – requerimento – assinatura. Georreferenciamento.
- Alienação fiduciária. Purgação da mora. Devedor – intimação por edital. Publicação exclusiva em meio eletrônico. Consolidação da propriedade – nulidade.
- Georreferenciamento em ponto morto: decreto acende alerta sobre segurança fundiária
