BE2365
Compartilhe:
Coluna do Irib publicada no dia 02 de abril de 2006, domingo, no caderno de Imóveis do jornal Diário de S. Paulo, respondida pelo registrador Fábio Marsiglio, Oficial do RI de Piedade, SP e diretor adjunto de Assuntos Agrários do Irib.
PERGUNTA: Vou comprar um apartamento na planta e tenho as seguintes dúvidas: a) É possível a existência de três incorporadoras responsáveis pelo mesmo empreendimento? b) Como funciona a responsabilidade destas incorporadoras? c) Quais os documentos que devo solicitar das incorporadoras? R.R. - Vila Romana, SP
RESPOSTA DO IRIB: A incorporação imobiliária é regrada na Lei Federal nº 4.591/64 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4591.htm), caracterizando-se pela atividade de promover a construção para alienação de edificações compostas de unidades autônomas. Incorporador é a pessoa ou empresa que vende frações ideais de terreno que serão vinculadas a futuras unidades autônomas em edificações a serem construídas.
É possível haver mais de um incorporador para o mesmo empreendimento, quando então todos serão solidariamente responsáveis, ou seja, respondem em conjunto pelas obrigações contraídas por qualquer deles.
O registro no Cartório de Imóveis é que confere segurança e atesta a regularidade da incorporação pelo que, antes da venda de qualquer unidade, a incorporação deverá ser registrada na matrícula do imóvel. Para tanto, o incorporador será apresentar vários documentos, dentre os quais: a) certidões negativas de impostos, do INSS, de protesto de títulos, de ações judiciais e de ônus reais relativamente ao imóvel, aos alienantes do terreno e ao incorporador; b) histórico de propriedade do imóvel dos últimos 20 anos; c) projeto de construção; d) memorial descritivo da obra projetada e discriminação das frações ideais de terreno com as unidades autônomas das vagas de garagem; e) minuta da futura Convenção de condomínio; f) atestado de idoneidade financeira do incorporador, fornecido por um banco. Os documentos acima, que inclusive atestam a idoneidade do incorporador, poderão ser consultados pelos interessados no cartório de imóveis, inclusive com o fornecimento de cópias (certidão).
Estando em ordem a documentação apresentada, a incorporação será registrada pelo Cartório de Imóveis, registro que será válido pelo prazo de 180 dias. Após o prazo, se a incorporação ainda não tiver sido finalizada, deverá ser atualizada a documentação acima apontada.
O nome do incorporador, o número do registro e a indicação do cartório competente deverá constar, obrigatoriamente, dos anúncios, impressos, e tudo mais que se relacione à incorporação.
O incorporador poderá optar por submeter o empreendimento ao Regime de Patrimônio de Afetação, no qual o terreno, a construção e os demais bens e direitos a ela vinculados ficarão apartados do patrimônio do incorporador, evitando-se que débitos deste estranhos à incorporação prejudiquem os futuros adquirentes, pois o patrimônio de afetação não se comunica com os demais bens, direitos e obrigações do patrimônio geral do incorporador. A opção pela afetação deve estar averbada na matrícula do imóvel.
Últimos boletins
-
BE 5883 - 01/07/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 1º semestre de 2026 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: AINDA NÃO FEZ SUA INSCRIÇÃO? | CDU aprova substitutivo ao PL n. 20/2020 que cria o Programa Nacional de Moradia por Autogestão | ONR alerta sobre riscos jurídicos de tokenização fora da lei | PID 25: Registros de Imóveis contemplados já podem ser consultados no Ofício Eletrônico | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Os condomínios 10 anos após o CPC: A lei teve serventia? – por Jaques Bushatsky | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
-
BE 5882 - 31/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: AINDA NÃO FEZ SUA INSCRIÇÃO? | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Portaria RFB n. 561, de 24 de julho de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 201, de 28 de julho de 2025 | Uso obrigatório de títulos estruturados em XML no Registro de Imóveis é oficializado pelo ONR | PQTA 2025: prazo para inscrição se encerra HOJE! | PL Institui o Termo Territorial Coletivo como instrumento urbanístico de gestão territorial | Clipping | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal – por Antonio Carlos de Souza Jr. e Roberto Paulino de Albuquerque Júnior | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5881 - 30/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL PROMOVERÁ O LANÇAMENTO OFICIAL DE DIVERSAS OBRAS! | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | TJBA cria Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial | IV Jornada de Direito Processual Civil: aberto o prazo para envio de propostas de enunciados | ABECIP divulga balanço do financiamento imobiliário do 1º semestre | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança – por Rafael Adelor Cabreira | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- PID 25: Registros de Imóveis contemplados já podem ser consultados no Ofício Eletrônico
- ONR alerta sobre riscos jurídicos de tokenização fora da lei
- CDU aprova substitutivo ao PL n. 20/2020 que cria o Programa Nacional de Moradia por Autogestão