BE3296
Compartilhe:
AGÊNCIA SENADO – 11/04/2008
Audiência com ministros discutirá se terrenos de marinha devem ser extintos
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) promove nesta terça-feira (15), às 14h, audiência pública para discutir uma proposta de emenda constitucional (PEC 53/07) do senador Almeida Lima (PMDB-SE) que extingue os terrenos de marinha no país. Pessoas que moram em edifícios construídos nessas áreas à beira-mar pagam taxas anuais ao governo federal que, legalmente, é dono de 17% dos imóveis.
Foram convidados para a discussão os ministros da Defesa, Nelson Jobim, das Cidades, Márcio Fortes, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Também foram convidados o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, a secretária do Patrimônio Nacional, Alexandra Reschke, o procurador da República no estado do Pará Felício Ponte Júnior e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.
São considerados terrenos de marinha toda a faixa distante 33 metros da água do mar, medida feita em 1831. Em algumas cidades brasileiras, ruas inteiras se encontram em áreas que foram aterradas e, assim, são terrenos de marinha e seus ocupantes são obrigados a pagar as taxas anuais e, nas vendas, desembolsam laudêmio de 5% sobre o valor do negócio. O pagamento é feito à Secretaria do Patrimônio Nacional.
A proposta do senador Almeida Lima determina que edificações feitas nessas áreas por órgãos públicos continuarão nas mãos dos governos federal e estadual e das prefeituras. Só poderão passar às mãos dos atuais ocupantes áreas que não tenham impostos em atraso. O relator da matéria, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), deu parecer favorável à sua aprovação.
Esta não é a primeira vez que o Congresso tenta mudar a legislação sobre terrenos de marinha. Durante a revisão constitucional de 1994, foram apresentadas 19 propostas de mudança constitucional sobre o tema, todas rejeitadas. Em 2001, os senadores aprovaram projeto do então senador Paulo Hartung, hoje governador do Espírito Santo, determinando que a União deveria considerar como faixa de marinha os 33 metros da água medidos no ano 2.000, e não 177 anos atrás, o que excluiria a maioria dos aterros feitos desde então. O projeto está parado na Câmara. Só na cidade de Vitória (ES) existem 36 mil terrenos edificados nessa faixa.
Em 1998, a lei 9.636 determinou um amplo recadastramento dos terrenos de marinha, quando pessoas que nunca haviam pagado taxas passaram a receber da Secretaria do Patrimônio da União cobranças de foros anuais retroativas a dez anos anteriores. No recadastramento, a União atualizou os valores dos imóveis, o que gerou taxas mais elevadas e mobilizou populações contra a legislação.
Em 2002, ao se manifestar contra proposta de mudança constitucional com os mesmos objetivos do atual projeto do senador Almeida Lima, a Secretaria do Patrimônio da União argumentou que o fim dos terrenos de marinha contraria o interesse econômico da União, com perda de receitas patrimoniais. Além disso, ponderou a Secretaria, uma decisão com essa finalidade permitiria "que bens pertencentes a toda a Nação Brasileira passassem para a propriedade de poucos, sem a justa indenização".
Eli Teixeira / Agência Senado
(Fonte: Agência Senado, Comissões / CCJ, 11/04/2008, 18h04)
Últimos boletins
-
BE 5964 - 21/11/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Resolução CGSIRC n. 12, de 19 de novembro de 2025 | ND+ “Brasil se consolida como referência mundial na digitalização dos serviços de cartório” | CRA do Senado Federal requer esclarecimentos do MJ sobre demarcação de terras indígenas | IV Jornada de Direito Processual Civil aprova 38 Enunciados | “IRIB Qualifica”: Como aprimorar seus processos, prazos e produtividade | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Importância da publicização processual: função jurídica da averbação premonitória – por Victor Porto Abreu | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5963 - 19/11/2025
Confira nesta edição:
IRIB realiza doação de exemplares e coleções clássicas aos associados | Provimento CN-CNJ n. 208, de 18 de novembro de 2025 | Direito real de habitação do cônjuge sobrevivente é tema do podcast “STJ No Seu Dia” | CEP Rural: PL que busca assegurar o mapeamento georreferenciado das propriedades rurais no Brasil é aprovado pela CCJC da Câmara dos Deputados | Valor do imóvel poderá ser atualizado na Declaração de IR | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Biblioteca: IRIB publica obra “Centros Antilavagem de Dinheiro para Notários e Registradores” – livro de autoria de Rafael Brum Miron integra Coleção IRIB Academia | Aceitar para conhecer ou conhecer para aceitar? O dilema da nomeação de inventariante extrajudicial – por Alexandre Gonçalves Kassama e Flávia Gentil | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5962 - 18/11/2025
Confira nesta edição:
ATENÇÃO: IRIB ENCAMINHA EDITAL DE AGO POR E-MAIL | IRIB Cultural lança campanha de Black Friday com descontos a partir de 20% em todo seu catálogo | FNDI debate temas estratégicos e planejamento para 2026 | “Cartório Contemporâneo” abordou o papel social e atuação dos Cartórios no Brasil | CAR Pré-Preenchido é lançado pelo MGI na COP30 | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Justiça consensual, teorema de Coase e a ata notarial como mecanismo alternativo de resolução de conflitos pela via negocial – por Alexandre Gonçalves Kassama | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Documentos eletrônicos – assinatura – requisitos. Plataforma Gov.br.
- Divórcio judicial. Partilha. Compra e venda entre ex-cônjuges. Instrumento hábil. Ato registral.
- Hipoteca judiciária. Indisponibilidade de bens.
