2º Ofício de Notas de Nova Iguaçu inaugurará museu nas dependências do Cartório
Trabalho foi desenvolvido por Gilson Carlos Sant’Anna com o objetivo de restauração e preservação dos documentos históricos.
Conforme noticiado anteriormente, o Titular do 2º Ofício de Notas de Nova Iguaçu/RJ, Gilson Carlos Sant’Anna, promoveu a restauração e a conservação do acervo da Serventia. A iniciativa, que partiu do próprio Titular e se desenvolveu sem qualquer patrocínio, deu origem à inauguração de um minimuseu nas dependências do Cartório.
De acordo com a coluna “Trocando em Miúdos”, do jornal “Correio da Lavoura”, assinada por Almeida dos Santos, o Museu Histórico do Cartório 2º Ofício de Notas de Nova Iguaçu será inaugurado no dia 19/11/2024, a partir das 17h, na sede da Serventia, situada na Travessa Quaresma, n. 68, no Centro de Nova Iguaçu.
Vale lembrar, ainda, que a recuperação do acervo conta com o trabalho do restaurador Landes Alves e que Gilson Carlos Sant’Anna firmou um convênio com o Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI) para a realização de um documentário. Para o Presidente do Instituto, José Luiz Teixeira, “a digitalização dos documentos vai abrir novas oportunidades para pesquisas”. Trata-se de um “manancial de descobertas”, afirmou Teixeira.
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado pelo seu Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, enaltece e parabeniza a iniciativa do Titular do 2º Ofício de Notas de Nova Iguaçu/RJ, Gilson Carlos Sant’Anna.
Fonte: IRIB, com informações do jornal “Correio da Lavoura”.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CNJ ajusta regras para Exame Nacional dos Cartórios
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório