Em 01/08/2024

Registros históricos são restaurados em Nova Iguaçu


Matéria publicada pelo jornal “Toda Palavra” ressalta o trabalho do Titular do 2º Ofício de Notas de Nova Iguaçu.


O jornal “Toda Palavra” publicou a matéria intitulada “Memória Preservada”, assinada por Mehane Alburquerque, destacando o acervo do 2º Ofício de Notas de Nova Iguaçu/RJ, bem como o trabalho desenvolvido por seu Titular, Gilson Carlos Sant’Anna, para a restauração e preservação dos documentos históricos.

Segundo a informação publicada pelo Toda Palavra, Sant’Anna, ao assumir a Serventia, ficou inconformado com a situação da sala que abriga “a documentação notarial datada de mais de dois séculos, naquele que é o cartório mais antigo do território fluminense antes das fusões dos estados do Rio e da Guanabara, criado em 1833”. O espaço não oferecia as condições necessárias para a conservação do acervo composto de documentos sobre compra e venda de bens – inclusive de escravos –, dentre outros.

A notícia relata os desafios enfrentados por Gilson Sant’Anna para promover a restauração e conservação deste importante acervo. O primeiro passo foi a reforma da sala e, a partir daí, iniciou-se a recuperação do acervo, que conta com o trabalho do restaurador Landes Alves. Após o restauro dos documentos, os mesmos são digitalizados e disponibilizados ao público pela internet. Sant’Anna esclarece que ainda não se sabe ao certo todo o conteúdo do acervo. “Só poderemos fazer um levantamento mais detalhado depois da restauração, que deverá durar, pelo menos, dois anos.”

Sem patrocínio para a realização desta tarefa, Gilson Sant’Anna firmou um convênio com o Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu para a realização de um documentário, além de se preparar para inaugurar um minimuseu nas dependências do Cartório. Para o Presidente do Instituto, José Luiz Teixeira, “a digitalização dos documentos vai abrir novas oportunidades para pesquisas”. Trata-se de um “manancial de descobertas”, conclui Teixeira.

Leia a reprodução da íntegra da notícia.

Fonte: IRIB, com informações do Jornal Toda Palavra.



Compartilhe