CNB-SP aponta aumento de doações em decorrência da reforma tributária
Texto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, tramita no Senado Federal e prevê progressividade e aumento para alíquota em transmissões imobiliárias.
O portal Migalhas publicou a matéria intitulada “Colégio Notarial do Brasil analisa doação de imóveis em Ribeirão Preto”, informando que, de acordo com o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), as doações de imóveis em Ribeirão Preto/SP aumentaram 30% em relação a 2022, com previsão ainda maior para 2024.
O Migalhas destaca que tal aumento é decorrente da reforma tributária, já aprovada na Câmara dos Deputados e que agora tramita no Senado Federal. De acordo com a matéria, o projeto “prevê que alíquota de imposto passará a ser progressiva de acordo com o valor do patrimônio” e que “propostas preveem aumento para alíquota de até 20% nas transmissões imobiliárias.”
Ainda segundo o portal, o levantamento feito pelo CNB-SP indica que, nos Cartórios de Notas de Ribeirão Preto, responsáveis pela prática dos atos de doação, compra e venda, inventários, testamentos, entre outros, foram feitas 1.995 escrituras públicas de doação em 2023, frente a 1.526 no ano anterior, número que deve ser ainda maior em 2024, em razão da possibilidade de aumento progressivo nos impostos sobre transmissão de bens imobiliários.”
A matéria ainda ressalta os aumentos nas alíquotas pelo texto aprovado na Câmara dos Deputados e aponta que, “há propostas em tramitação no Congresso Nacional que visam elevar o imposto ao percentual de 16% a até 20%, o que também afetaria as demais 17 unidades da Federação, que já trabalham com o conceito da progressividade da tributação em relação ao tamanho do patrimônio a ser transmitido, quanto maior, maior a alíquota.”
Leia a íntegra da matéria aqui.
Fonte: IRIB, com informações do Migalhas.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Habitação de interesse social e de mercado popular e o limbo jurídico do comprador (des)avisado
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório