5ª edição do Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral e Imobiliário consolida a aliança Brasil, Portugal e Espanha
Em 2011, os portugueses sediarão o evento e, em 2012, Espanha será o país anfitrião
Além da alta qualidade das discussões, o 5º seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral Imobiliário, ocorrido em Búzios, na semana passada, teve um resultado prático importantíssimo: consolidou a entrada da Espanha no rol dos países promotores do evento. No próximo ano, Portugal sediará a 6ª e ultima edição do Luso-Brasileiro. Em 2012, já com a participação oficial da Espanha, o evento se tornará Luso-Hispano-Brasileiro.
Segundo o presidente do IRIB, Francisco José Rezende de Souza, a participação dos espanhóis no evento deste ano abriu ainda mais espaço para debates e discussões. “Acredito que a Espanha tenha ficado muito bem impressionada com a seriedade do trabalho já que desde o ano passado estava ‘namorando’ uma integração conosco e decidiu que, a partir do ano que vem, estará no grupo oficialmente”, disse o presidente.
Com a participação de representantes dos três países, painéis e debates se tornaram mais produtivos, o que fez com que o público presente demonstrasse grande interesse pelos assuntos debatidos em torno do tema central "O Registro de Imóveis e os Desastres Naturais - Prevenção e Recuperação. O Registro Eletrônico no Contexto da Segurança Jurídica".
O V Seminário foi uma realização do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), em parceria com o Centro de Estudos Notariais e Registrais (Cenor), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
STF: lei que instituiu progressividade da alíquota de IPTU é inconstitucional
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório