Em 01/09/2023

9º Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico


Evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro na UFPE. Envie seu artigo!


O Instituto Governança de Terras (IGT) promoverá, nos dias 18 e 19 de outubro, o 9º Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico (9º SIGTDE-2023), que será realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na cidade de Recife/PE. O evento anual é único nessa temática e oferece uma oportunidade excepcional para avanços na Governança Fundiária do Brasil. Os interessados em participar do 9º SIGTDE-2023 poderão encaminhar seu artigo até o dia 11/09/2023. A Comissão Organizadora contará com a Professora Andrea Carneiro e sua equipe do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE.

De acordo com a programação provisória do Seminário, serão realizadas quatro Mesas de trabalho, sendo: MESA 1 – Governança de terras no Brasil pela ótica do LADM; MESA 2 – Construindo um Cadastro Nacional; MESA 3 – Regularização Fundiária urbana e rural; e MESA 4 – Por uma Política Nacional de Ordenamento Territorial.

Envio de artigos e temas

O interessado em encaminhar seu artigo deverá fazê-lo até as 23h59 do dia 11/09/2023, pelo e-mail [email protected], com o assunto “Artigos SIGTDE 2023”. O IGT solicita o envio do resumo com até 500 palavras, em formato .pdf ou .docx.

Os temas para a submissão dos artigos são: Land Administration Domain Model (LADM) e o Brasil; Desafios para construir um Cadastro Nacional; Regularização Fundiária urbana e rural; Construção de uma Política Nacional de Ordenamento Territorial para o Brasil; e Governança de terras e desenvolvimento econômico.

Sobre o IGT

O Instituto nasceu a partir das iniciativas e trabalhos do Grupo de Governança de Terras, do Núcleo de Economia Agrícola (NEA) da Universidade de Campinas (UNICAMP), e foi originalmente fundado pelo Dr. Bastiaan Philip Reydon, após mais de 40 anos desenvolvendo pesquisadores com organismos do governo e agências internacionais.

Fonte: IRIB, com informações dos organizadores.



Compartilhe