Abertas as inscrições de trabalhos acadêmicos para o XXII Congresso Internacional de Direito Registral
Evento com foco em registro de imóveis acontecerá na cidade de Porto, em Portugal, entre 6 e 9 de outubro de 2020
Entre os dias 6 e 9 de outubro de 2020 acontece, na cidade de Porto, em Portugal, O XXII Congresso Internacional de Direito Registral (IPRA_CINDER). O evento já tem inscrições abertas para resumos acadêmicos dentro do escopo de seus dois principais temas: “O Registro de Imóveis e a Globalização” e “Desenvolvimento sustentável – O papel do registro imobiliário nos desafios do século XXI. Consequências econômicas e sociais”.
O IRIB é patrocinador do Congresso por acreditar que trata-se de um evento que destaca o papel expressivo que vem sendo outorgado ao sistema registral em matérias de interesses coletivos, que têm o território por objeto e que se inserem em estratégias de estabilidade do setor econômico e financeiro. Em 2020, o IPRA-CINDER estará regido por uma agenda de trabalho alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável traçados pela ONU e pela União Europeia.
Sobre os temas principais:
I – O Registro de Imóveis e a Globalização
Sob este tema podem ser tratadas questões diversas, como os instrumentos jurídicos de uniformização, unificação e harmonização do Direito e seu impacto no registro imobiliário; a globalização do conhecimento do direito através de redes de cooperação internacional; ou as plataformas de troca de informação entre diferentes sistemas registrais, sendo o tema de abertura do Congresso, a migração internacional e o seu reflexo na atividade registral.
II – Desenvolvimento sustentável – o papel do registro imobiliário nos desafios do século XXI. Consequências econômicas e sociais
Cabe neste tema o estudo de questões tão diversas como, a identificação geográfica do imóvel e a sua relevância para a publicidade registral; a participação do registro de imóveis na eliminação ou redução dos desequilíbrios territoriais; a colaboração do registro no combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento ao terrorismo e na publicidade dos beneficiários reais ou efetivos, ou ainda a revolução tecnológica, o tratamento eletrônico dos dados pessoais e sua proteção; as tecnologias disruptivas e o Big Data.
Aos tabeliões que têm interesse em enviar seus resumos (abstracts) para o evento:
-
- Na fase inicial, o participante deve escolher um dos tópicos propostos e elaborar um resumo ou resumo, com até 700 palavras, em um dos idiomas oficiais do Congresso.
- Cada participante pode enviar apenas um resumo, apesar de o conteúdo do mesmo estar relacionado a um ou alguns dos aspectos ou questões legais referentes ao tópico escolhido.
- No caso de um Congresso Internacional, o foco do trabalho deve ser o Direito Global ou Comparativo, sem poder lidar apenas com o direito positivo do país.
- Os resumos devem conter uma lista completa das ideias a serem desenvolvidas no trabalho final, bem como as respectivas conclusões, de forma a permitir à Comissão Científica o correto entendimento do significado e do escopo pretendido pelo autor.
- Os resumos devem ser entregues dentro dos prazos indicados para esse fim, por meio da plataforma existente na página do Congresso.
- O resumo ser acompanhado de uma nota biográfica do autor, contendo seu nome, formação acadêmica e atividade profissional.
- Para submeter um resumo / resumo, o autor deve estar registrado como participante do congresso.
Envie seu resumo aqui
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
STF - Instituições são convocadas a cadastrar endereço eletrônico no STF para receber comunicações processuais
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano