Em 20/05/2025

ANOREG/BR desenvolve Selo CO2Free


Iniciativa demonstra compromisso ambiental das Serventias Extrajudiciais.


Com a intenção de reconhecer e incentivar práticas sustentáveis nas Serventias Extrajudiciais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) desenvolveu, por meio da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR), o Selo CO2Free – Neutralização de Carbono dos Cartórios Extrajudiciais do Brasil.

Segundo a Associação, o Selo CO2Free, “tem como principal objetivo promover a neutralização das emissões de carbono geradas pelas atividades dos Cartórios extrajudiciais. Para alcançar essa meta, a RARES-NR estabeleceu parcerias estratégicas com a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e o empreendimento de sustentabilidade Green Farm CO2 Free, localizado no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

A ANOREG/BR esclarece que, após o cadastro da Serventia interessada, “são coletados dados de consumo e emissão de cada Cartório, que são consolidados e convertidos em projetos com metas de redução ou remoção de gases de efeito estufa, seguindo os padrões normativos vigentes.” Após esta etapa, “a neutralização das emissões é realizada por meio da criação da ‘Floresta dos Notários e Registradores do Brasil’, uma área de 43 mil metros quadrados de floresta nativa que integra três importantes biomas brasileiros: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Esta floresta gera créditos de carbono que são utilizados para compensar as emissões dos Cartórios participantes.

Para saber mais detalhes e fazer sua inscrição, clique aqui.

Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/BR.



Compartilhe