Em 03/08/2022

ANOREG/BR e Helpvox firmam parceria para oferecer o serviço de intérprete de Libras aos Cartórios


Sistema conecta deficientes auditivos com intérpretes de Libras para auxiliar atendimento.


Com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade surda aos serviços oferecidos nos Cartórios brasileiros, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) e a empresa Helpvox firmaram parceria para oferecer aos Cartórios o serviço de intérprete de Libras. O sistema oferecido pela Helpvox conecta deficientes auditivos com intérpretes de Libras para ajudá-lo no momento de seu atendimento.

Segundo a ANOREG/BR, a ferramenta torna viável a oferta do serviço de intérprete de Libras em língua portuguesa para os usuários dos Cartórios, cumprindo assim com a legislação brasileira. A ANOREG/BR também destaca que, de acordo com dados fornecidos no Censo promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, aproximadamente 10 milhões de pessoas no Brasil possuem deficiência auditiva, onde 2 milhões são classificados como portadores de deficiência auditiva severa, sendo que 70% destes estão concentrados nas áreas urbanas. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que este número de deficientes audiovisuais no Brasil é ainda maior, atingindo 28 milhões de pessoas. Este número deve crescer, muito em função do aumento da população idosa no último Censo, saltando de 2,7% para 7,4%.

Para saber mais das condições especiais para Notários e Registradores associados à ANOREG/BR, entre em contato pelo telefone (11) 93413-7165.

Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/BR.



Compartilhe