Anoreg/BR empossa nova Diretoria em jantar na Capital Federal
Cláudio Marçal Freire é o novo presidente da Associação. O evento contou com a presença de autoridades dos três Poderes da República, além de notários e registradores de todo o Brasil
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) realizou, na noite de terça-feira (8/8)), a solenidade de posse de sua nova Diretoria, no restaurante Nau Frutos do Mar, em Brasília/DF. O evento contou com a presença de autoridades dos três Poderes da República, além de notários e registradores de todo o Brasil.
Em seu discurso, o novo presidente da Anoreg-BR, Cláudio Marçal Freire, ressaltou que a entidade teve dois presidentes no decorrer de sua história: Léa Emília Braune Portugal e Rogério Portugal Bacellar. “São Paulo nunca teve um presidente do Estado. Venho representando São Paulo, mas sou paranaense de nascimento e estou dando continuidade à dinastia paranaense. Minha felicidade é maior em assumir a Anoreg-BR no momento em que a nossa primeira presidente completa aniversário de 50 anos de carreira”, destacou.
Em seguida, Marçal convidou o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), Léo Barros Almada, que recordou da ATEB (Associação dos Titulares das Serventias Extrajudiciais do Brasil), fundada em 1984, que, após a edição da Lei dos Notários e Registradores (Lei nº 8.935/1994), se transformou em Anoreg-BR e hoje é reconhecida nacionalmente pela legitimidade e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em prol dos notários e registradores do Brasil. Almada elogiou o novo presidente que ficará à frente da entidade pelos próximos dois anos. “O Cláudio é um dos colegas mais atuantes da classe. Ele percorre o Congresso Nacional quase que diariamente, tem um prestígio extraordinário com os parlamentares, sempre com coerência, dedicação e honestidade. Acredito que fará uma boa gestão à frente da entidade”, enfatizou.
Léo Barros Almada entregou para a primeira presidente da Anoreg-BR, Léa Portugal, uma placa em gratidão e reconhecimento por todos os anos dedicados à classe, pelas lutas e valorização da atividade, pela integração e união dos notários e registradores de todo o território nacional. A homenageada se emocionou ao receber a placa de reconhecimento.
O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (Anoreg-DF), Alan Guerra, também fez questão de expor a gratidão dos colegas do Distrito Federal à Léa Portugal. “Quero agradecer em nome dos colegas da classe, por tudo que fez e pelo exemplo que a senhora é para a nossa carreira, pela força que nos transmite e pela certeza de que estamos no caminho certo quando acordamos cedo e vamos ao cartório”, disse. “Se vamos despachar na Corregedoria a senhora sempre nos acompanha em todos os lugares. Ficamos felizes ao ver que se passaram 50 anos de carreira, mas a alma e o espirito continuam renovados. Obrigado”, completou.
Convidado pelo Presidente, Germano Toscano de Brito, novo vice-presidente da Anoreg-BR, falou da da união que o nome de Cláudio trará. “Estou feliz porque a chegada do Cláudio na presidência representa a união de todos. O que mais precisamos neste momento é união e tenho certeza que esta será a principal bandeira a partir de agora: união de todos para o fortalecimento da classe,” ressaltou.
Por fim, Léa Portugal, agradeceu as homenagens e enfatizou o amor pela profissão. “Eu amo o que faço. Vou todos os dias ao cartório, amo meus colegas, amo a atividade e amo o que nós demos ao Brasil, a nossa maneira de atender bem o nosso povo. Vamos continuar assim. Obrigada a todos!”
Estiveram presentes autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário: deputados Rômulo Gouveia (PSD / PB), Benjamim Maranhão (SD/PB), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Laercio Oliveira (SD/SE), Gonzaga Patriota (PSB/PE), Rodrigo de Castro (PSDB/MG), Peninha (PMDB/SC), Alex Canziani (PTB/PR), Osmar Serraglio (PMDB/PR), Efraim Filho (Líder do DEM/PB), Celso Russomanno (PRB/SP), Ricardo Tripoli (Líder do PSDB / SP) e Julio Lopes (PP/RJ) . O senador Vicentinho Alves (PR/TO), o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, José Olegário Monção Caldas, ministro chefe de divisão do Ministério das Relações Exteriores, André Veras e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Janine Massuda (presidente da comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico).
Saiba mais sobre o presidente
Cláudio Marçal Freire é titular do 3º Tabelião de Protesto de Letras e Títulos da Comarca da Capital de São Paulo (SP). Bacharel em Direito, iniciou sua carreira no Protesto de Títulos como interino em 08/11/1979 passando a titular em 10/06/1983. Exerce atualmente o quinto mandato de presidente do Sindicato dos Notários e Registradores ao Estado de São Paulo (Sinoreg/SP). É presidente da Associação Nacional de Defesa dos Cartorários da Atividade Notarial e de Registro (ANDC) e vice-presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil IEPTB, eleito em 18/11/2016 e é o atual presidente da Anoreg-BR.
Composição da nova Diretoria da Anoreg-BR - Biênio 2017-2019
Fonte: Anoreg-BR
Em 10.8.2017
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
STJ: Conhecimento prévio de herdeiro não citado em testamento impede anulação
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório