Anoreg/MT - Anoreg-MT – Ofício Circular nº 254/2019 – Criação Central de RI e visualização da CEI
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), gestora da CEI-MT, desde fevereiro/2019 tem se reunido com registradores dos estados de Santa Catarina, Paraná, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
AOS(ÀS) ILMOS.(AS.)
REGISTRADORES DE IMÓVEIS
Prezados(as) Colegas,
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), gestora da Central Eletrônica de Informações e Integração (CEI-MT), desde fevereiro/2019 tem se reunido com registradores dos estados de Santa Catarina, Paraná, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O desenvolvedor da CEI, Djalma de Jesus Ribeiro, tem participado das reuniões técnicas.
Este grupo de registradores de imóveis se uniu com o objetivo de criar uma Central Nacional de Registros de Imóveis.
A Central Nacional já está em desenvolvimento e para que o estado de Mato Grosso faça parte é preciso investir financeiramente, assinando um termo e cooperação técnica. Para o cálculo das despesas, é verificado o valor despendido com o projeto, e rateado na proporção correspondente ao PIB de cada estado.
Nos estados elencados acima o valor gasto com o desenvolvimento é rateado entre os próprios registradores de imóveis de cada estado.
É imprescindível que a Anoreg-MT, representando o estado de Mato Grosso, firme o convênio, e para isso foi sugerida pela diretoria a seguinte opção:
Como os registradores de imóveis recebem da CEI-MT por cada visualização, quando é feita pelo usuário, o valor de R$ 10,20, podemos formar um caixa, com a autorização dos registradores de imóveis, com esse valor que é repassado, para subsidiar temporariamente a criação da Central Nacional.
Com a autorização dos registradores de imóveis, neste primeiro momento não teríamos que desembolsar valor para contribuir com a criação da Central Nacional de Registro de Imóveis.
Os valores que são repassados serão aplicados em conta poupança separada da CEI-MT, para melhor controle, e faremos a prestação mensalmente por meio dos endereços eletrônicos.
O destino preferencialmente desses valores será para custear a criação e manutenção da Central Nacional e integração entre a CEI-MT e Censec.
Ciente de que podemos contar com a colaboração de todos os registradores para fortalecimento da classe notarial e registral!
Fonte: Anoreg/MT
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJ/SC - Corregedoria-Geral prossegue com programa de Correições Ordinárias Gerais de 2019 em SC
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.