Em 14/01/2020
Anoreg/MT - Cartório de Juara (MT) promove curso de georreferenciamento
No último sábado (11 de janeiro), a equipe do 1º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Juara recebeu um reforço na sua capacitação técnica por meio do curso ministrado pelo desenhista e técnico cartográfico Almir Azevedo.
No último sábado (11 de janeiro), a equipe do 1º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Juara recebeu um reforço na sua capacitação técnica por meio do curso ministrado pelo desenhista e técnico cartográfico Almir Azevedo.
Todos os colaboradores do operacional da serventia puderam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre geomensura e a utilização de ferramentas tecnológicas para maior precisão na qualificação dos documentos técnicos apresentados.
Conforme a oficial do cartório, Rúbia Mara Girão, “conhecer a representação gráfica dos imóveis descritos nas matrículas, compará-la à sua medição georreferenciada e à sua localização dentro do espaço territorial da comarca traz maior segurança para a prática do ato registral requerido pelos interessados. Esse conhecimento é facilitado por programas disponíveis na internet, gratuitos e poderosos em precisão. Saber manuseá-los faz parte das habilidades necessárias ao exercício da atividade registral na atualidade”.
Ela acrescentou que tendo em vista os estudos realizados durante o curso, estimou-se que ainda restam 30% das áreas da comarca por georreferenciar. “Nem todas as certificações foram averbadas nas matrículas, conforme comparação com a base cartográfica da serventia, que vem sendo alimentada há anos, na medida em que os interessados apresentam as medições com coordenadas geográficas. Aprimorando o uso da tecnologia, os colaboradores ficam mais seguros para realizar as conferências nos desdobros, desmembramentos, unificações e retificações de áreas, aí incluído o ‘geo’”, concluiu.
Fonte: Anoreg/MT
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Artigo – Discussão sobre a inserção do parágrafo 13 do artigo 176 da Lei de Registros Públicos – Por Izaias Ferro Júnior
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes