Em 04/12/2018 
			
			
			
			
	 
	 
	 
	 
	 
			
			
			
			
			
			
			
            
            
            
            
            
			
			
			
			
								
					
			
		
		Anoreg/MT: Protesto, usucapião e Sistema de Gestão de Informações Territoriais foram debatidos em Jornada da Anoreg-MT
A 2ª Jornada de Estudos da Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria-Geral da Justiça – Foro Extrajudicial (CNGCE) teve importantes debates acerca do protesto, usucapião e Sistema de Gestão de Informações Territoriais na tarde do último dia 30 de novembro, na Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT)
	A 2ª Jornada de Estudos da Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria-Geral da Justiça – Foro Extrajudicial (CNGCE) teve importantes debates acerca do protesto, usucapião e Sistema de Gestão de Informações Territoriais na tarde do último dia 30 de novembro, na Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT).
	O tema acerca do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais. Auditor Fiscal (SINTER) foi abordado pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e Gerente dos Projetos Sinter e ITR – gestão integrada, Marco Antônio Melo Breves, e teve como mediador o 2º secretário da Anoreg-MT e registrador em Campo Novo do Parecis, José de Arimatéia Barbosa. O palestrante trouxe um panorama acerca do Sistema, esclarecendo dúvidas dos registradores de imóveis e apontando soluções para a sua efetividade, apontando pesquisas que demonstram que metade dos imóveis do país não são registrados.
	 Em seguida, a diretora de Tecnologia da Anoreg-MT e registradora em Poxoréu, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, falou sobre a padronização nos procedimentos de usucapião extrajudicial e cobrança de emolumentos de acordo com o Provimento 7/2018 da Corregedoria-Geral da Justiça. A mediadora foi a diretora de Protesto da Anoreg-MT, presidente do IEPTB-MT, e tabeliã em Rosário Oeste, Velenice Dias de Almeida e Lima. Entre os debates, destaca-se o reconhecimento da usucapião extrajudicial quando o imóvel não tem matrícula ou inscrição em cartório, conforme o Provimento 26/2018 da CGJ-MT.
	Por fim, a diretora de Protesto da Anoreg-MT, presidente do IEPTB-MT, e tabeliã em Rosário Oeste, Velenice Dias de Almeida e Lima, traçou um panorama geral das atualidades no Protesto Extrajudicial, mediada pela notária e registradora substituta em Porto dos Gaúchos, Úrsula Isernhagen de Almeida. A tabeliã lembrou os cartórios de protesto a utilizarem o jornal eletrônico para a intimação dos devedores, o cancelamento eletrônico e falou dos convênios realizados pelo Instituto de Protesto que vêm trazendo importantes resultados para o poder público, como as Procuradorias-Gerais do Estado, da Fazenda Nacional e outros.
	Fonte: Anoreg/MT
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Clipping- Diário dos Campos - Mais de 600 famílias de Ventania terão registro de imóveis regularizados (PR)
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
 - Regularização fundiária
 - Registro eletrônico
 - Alienação fiduciária
 - Legislação e Provimento
 - Artigos
 - Imóveis rurais e urbanos
 - Imóveis públicos
 - Geral
 - Eventos
 - Concursos
 - Condomínio e Loteamento
 - Jurisprudência
 - INCRA
 - Usucapião Extrajudicial
 - SIGEF
 - Institucional
 - IRIB Responde
 - Biblioteca
 - Cursos
 - IRIB Memória
 - Jurisprudência Comentada
 - Jurisprudência Selecionada
 - IRIB em Vídeo
 - Teses e Dissertações
 - Opinião
 - FAQ - Tecnologia e Registro
 
Últimas Notícias
- Penhora. Depositário – nomeação. Requisito legal.
 - Integralização de capital social. Aquisição por sucessão hereditária. Parte ideal – indisponibilidade averbada. Restrição – cancelamento – necessidade.
 - Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Grilagem de terras e controle da malha imobiliária – Parte 7
 
