Em 18/08/2021

Anoreg/RS e Fórum de Presidentes anunciam lançamento oficial do portal Cartório Gaúcho e do convênio Icom Libras no dia 23 de agosto


Solenidade será feita em formato online, com transmissão simultânea nos canais do Cartório Gaúcho no Instagram, Facebook e Youtube.


A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais gaúchas anunciam o lançamento oficial do portal Cartório Gaúcho e do convênio Icom Libras, que será realizado no dia 23 de agosto, às 14h30. A solenidade será feita em formato online, com transmissão simultânea nos canais do Cartório Gaúcho no InstagramFacebook e Youtube.

O site Cartório Gaúcho (www.cartoriogaucho.org.br) é uma ação conjunta das entidades extrajudiciais do Rio Grande do Sul, com apoio das entidades associativas da atividade, que tem como objetivo divulgar informações de interesse público ao cidadão usuário dos serviços cartorários gaúchos, bem como ser uma plataforma de concentração de serviços à sociedade.

Já o Icom Libras é uma central de tradução simultânea, que viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A interpretação ocorre por meio de uma vídeo-chamada com parâmetros avançados de tecnologia, disponível para sistema IOS, Android e Windows. Serão beneficiadas com o convênio, e o respectivo acesso à central de tradução, todas as serventias extrajudiciais que fazem parte do quadro associativo de alguma entidade notarial ou registral do RS que integram o Fórum de Presidentes. A inserção do sistema nos cartórios do estado foi estabelecida pelo Provimento nº 001/2021 – CGJ-RS, que regulamenta a acessibilidade para surdos e mudos nos serviços notariais e de registro do Rio Grande do Sul.

Fórum de Presidentes da Anoreg/RS

As entidades gaúchas da classe notarial e registral que compõem o Fórum de Presidentes são: Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN); Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS); Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS); Colégio Registral do Rio Grande do Sul; Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (Iepro/RS); Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS); Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS); Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars) e Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis). A Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore-RS) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral (Coopnore) também participam como entidades parceiras da Anoreg/RS e do Fórum de Presidentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS.



Compartilhe