Aprovados do 8º Concurso Público de São Paulo iniciam a escolha das serventias extrajudiciais
O desembargador José Renato Nalini destacou que é importante que os aprovados exerçam a criatividade e colabore com ideias para melhorar o serviço extrajudicial
Teve início na quarta-feira (12) a escolha das Serventias pelos candidatos aprovados no 8° Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo.
Na abertura da cerimônia, o desembargador José Renato Nalini, Corregedor Geral de Justiça, disse estar grato por chegar ao final deste concurso. “Espero que estejam felizes em terem passado por essa corrida de obstáculos e façam escolhas sensatas”, discursou Nalini, que destacou a importância da participação ativa dos futuros oficiais. “É importante que cada um dos senhores exerça a criatividade e colabore com ideias para melhorar o serviço extrajudicial”, afirmou. “Contem sempre com a compreensão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que vê a atividade extrajudicial como parceira do Judiciário", finalizou.
O desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho, presidente da Comissão de Concurso, destacou a trajetória dos aprovados no certame. “Chegamos ao fim de uma caminhada de um ano e quatro meses. Para vocês uma caminhada ainda mais longa, já que ela começa muito antes, na faculdade, nos estudos de preparação, e vai até mais longe, no dia a dia dentro dos cartórios". Sobre as provas, Cintra destacou que “a Comissão tentou oferecer um concurso adequado e justo. Só não conseguimos torná-lo rápido, porque não é fácil fazer um concurso”. Segundo o desembargador foi necessário muito esforço para que o Concurso não acabasse no meio do processo. “Não tenham receio das comarcas e cartórios para os quais irão. Tudo depende de como se integrarem à comunidade e o trabalho que desenvolverem", destacou.
Quem coordenou a escolha das Serventias foi o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo (CGJ-SP), Luciano Gonçalves Paes Leme, juntamente com os demais integrantes da equipe. Cumprindo todas as regras estabelecidas, os aprovados foram um a um, por ordem de classificação, subindo ao púlpito para anunciar sua escolha.
O primeiro grupo a ser chamado foi o 2, de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de pessoas Jurídicas. Dentro da categoria de remoção, Henrique Junqueira Pereira foi o primeiro a escolher a unidade, optando pelo Cartório de São Joaquim da Barra. “Reuni proximidade da família, facilidade da transição e renda, além da economia da região. Eu espero que seja um pouco mais fácil do que minha primeira função, porque eu peguei um cartório deficitário, com várias dificuldades”, disse.
A segunda a fazer a escolha nesse mesmo grupo foi Carolina Baracat Mokarzel, que optou pela cidade de São José do Rio Pardo. “Escolhi o cartório que eu queria, que já vinha pretendendo escolher dentro das possibilidades. A distância, pra mim, foi um fator que pesou muito, talvez o que mais tenha pesado”, explicou.
Na categoria Provimento do grupo 2, Paula da Silva Zaccaron foi a primeira a ser chamada. Ela escolheu o 5º Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Capital. Sobre a decisão, Paula diz que não foi fácil. “Na verdade, fiquei bastante em dúvida entre o Títulos e Documentos da Capital e o Registro de Imóveis de Bauru. Mas vários fatores pesaram na minha escolha. São Paulo tem tudo, Capital é Capital. Como eu sou de Santa Catarina, para mim é muito mais fácil visitar meus parentes", disse. “Os Cartórios aqui funcionam muito bem. Existe uma estrutura inigualável, que não temos em lugar nenhum.”
Paulo Signoretti Domingues também escolheu seu cartório no grupo 2. Ele optou pelo Registro de Imóveis, Títulos e Cocumentos, Civil de Pessoas Jurídicas e Civil de Pessoas Naturais de Francisco Morato. “Eu já sou Oficial numa comarca com as mesmas atribuições de Francisco Morato e agora eu tenho a oportunidade de vir para perto da família”, explicou. Sobre as várias atribuições, Paulo destacou que isto é bom para a ativiadde. “Acho que é muito boa a junção do Registro de Imóveis com o Registro Civil, porque você tem mais facilidade de obter informações. As informações do Registro Civil são importantes para o de Imóveis. E é um cartório que você tem mais condições de investir no Registro Civil. No meu cartório eu tive a oportunidade de fazer melhorias, que se fosse apenas um Cartório de Registro Civil, não teria conseguido.”
No grupo 1, de Notas e Protestos, Wilson José Ruza foi o primeiro da categoria Remoção e optou pelo 4º Tabelionato de Notas de Campinas. “O que me motivou a escolher é que o cartório, além de ser hoje muito bom, percebo que a médio e longo prazo tem tudo para ser excepcional. Estive lá conhecendo os serventuários, pessoas realmente amigáveis e que se mostraram dispostas a esse trabalho de melhoria do cartório. Além do mais, Campinas é uma cidade muito boa de se morar e se viver”, completou.
Durante tarde, a cerimônia foi dedicada para as escolhas dos grupos 5 e 4. Nesta quinta-feira (13.06), será a vez dos grupos 3 e 6 escolherem as serventias.
Fonte : ARPEN-SP
Em 12.6.2013
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