Em 09/05/2011

ARISP realiza encontro para discutir novas tecnologias


Evento ocorrerá no dia 13 de maio em São Paulo


A Associação dos Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo (ARISP) vai realizar o Ntics - II Encontro de Registradores de Imóveis no dia 13 de maio, em São Paulo, no Hotel Holiday Inn. O tema do encontro é "Novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao Registro de Imóveis".

O objetivo é discutir aspectos do Provimento nº 4/2011 de 2/3/2011, editado pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, que disciplinou o acesso via Internet às informações de todos os Registros de Imóveis do Estado de São Paulo. A norma estabelece a pesquisa para localização de imóveis à partir do número do CPF ou do CNPJ, a visualização da matrícula na Web e o prazo de duas horas expedição da certidão. Também serão abordadas as questões da penhora eletrônica de imóveis (Penhora Online), da implantação do registro de imóveis eletrônico e da preservação digital de documentos.

A ARISP é a entidade que desenvolveu essa tecnologia e executou o projeto aprovado pela Corregedoria-Geral. Com a determinação legal, o consumidor, as entidades de crédito, construção civil, OAB, corretores e operadores de negócios imobiliários podem contar com um sistema de pesquisa para localização de imóveis, consulta e visualização de matrícula imobiliária, além de obter, no prazo de até duas horas, a certidão digital diretamente na base de dados integrada dos cartórios de Registro de Imóveis de todo o estado de SP.
 

Autoridades internacionais prestigiam evento

Registradores da Espanha e do Peru vêm compartilhar experiências com os registradores brasileiros na instituição do fólio real eletrônico em seus países.

Representando a Espanha, virá o registrador don Francisco Palacios Criado, conhecido dos registradores brasileiros, que fará detalhada exposição do sistema registral espanhol em fase de modernização tecnológica.

Pelo Peru, vira o registrador Edgar Pérez Eyzaguirre, do Registro de Prédios, desempenhando atualmente o cargo de gerente registral do Registro Predial de Lima, o Ofício Imobiliário de maior importância do Peru.

Cada Serventia poderá inscrever, gratuitamente, dois participantes. Clique para realizar a  inscrição.

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB

Em 09.05.2011
 



Compartilhe