Artigo – Estadão - Recuperação nas vendas de imóveis se espalha pelas capitais – Por Fernanda Guimarães
Na maioria das capitais, o mercado imobiliário está mostrando melhora em comparação com meses que foram marcados pela chegada da pandemia
Os indicadores do Registro de Imóveis do Brasil e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostraram que as vendas em São Paulo chegaram a 11.871 em agosto, uma alta de 12,9% em comparação com julho. Já no Rio de Janeiro houve 4.024 transações, aumento de 5,4% na mesma base de comparação. Essas são as maiores praças de compra e venda de imóveis no País.
Brasil afora. A recuperação também é vista em outras capitais, ainda que em ritmos distintos. Curitiba teve 2.218 negócios em agosto (+ 0,5%); Florianópolis 1.243 (+ 1,6%); Recife, 776 (+ 20%) e Fortaleza, 719 (+ 0,1%). Entre as capitais que fazem parte da pesquisa, só Campo Grande teve baixa na comparação mensal. Foram 1.550 operações, queda de 10,8%.
Saldo anual. Todos os municípios, no entanto, mostram queda quando a análise é feita pela comparação dos negócios acumulados entre janeiro e agosto de 2020 com o mesmo período de 2019, mostrando que a recuperação ainda não foi suficiente para recuperar todo o fôlego perdido durante as semanas de quarentena. A retração foi de 4,9% para São Paulo, 14,9% para o Rio, 8,4% em Curitiba, 10% em Florianópolis, 8,5% para Recife e 26,3% para Fortaleza. Na contramão, Campo Grande teve alta de 5,3% no ano, demonstrando a força da economia local movida pelo agronegócio.
Entenda. A pesquisa é compilada a partir de dados de 3.297 unidades de registros de imóveis. Entram na pesquisa imóveis residenciais e comerciais, novos e usados.
Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 12/10/2020 às 14:53:01.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/
Fonte: O Estado de São Paulo
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Artigo – ConJur - Resoluções extrajudiciais surgem como alternativas durante a crise da Covid-19 – Por Christina Nazarian
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes