Em 12/08/2015

Asseguradores do Incra avaliam programa de assistência técnica nos territórios rurais


Assistência técnica e extensão rural orientam e garantem a adequada aplicação de recursos nas atividades produtivas


O Incra promoveu reunião no dia 10/8, em Brasília/DF, com os asseguradores de assistência técnica e extensão rural (Ater) das 30 superintendências regionais para fazer um balanço das ações no país.

O diretor substituto de Desenvolvimento do Incra, Wilson Bonfim, falou sobre a importância de avaliar as ações de assistência técnica nos assentamentos como estratégia de desenvolvimento territorial e sobre a participação dos asseguradores de Ater no I Congresso de Residência Agrária, que acontece na capital federal entre os dias 11 e 14 de agosto.

Bonfim disse que haverá um momento para os asseguradores de Ater e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) promoverem maior interação entre as duas políticas para construção de novos projetos. “Teremos uma reunião conjunta na quinta-feira (13) para socializarmos as experiências de interação entre Ater, Pronera e Residência Agrária e para avaliarmos a promoção de novos projetos”.

Ater

As ações de assistência técnica do Incra para os assentamentos da reforma agrária seguem as diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar (Pnater) e do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater), instituídos pela Lei nº 12.188/10.

Assistência técnica e extensão rural são fatores imprescindíveis para a agricultura familiar brasileira que orientam e garantem a adequada aplicação de recursos nas atividades produtivas, assegurando ainda aos agricultores assentados o acesso a diversas políticas públicas.

Com a lei, a prestação dos serviços de Ater passou a ser contratada por meio de chamada pública. Desde o início da implantação da lei, em julho de 2010, já foram publicadas 156 chamadas públicas para o atendimento de agricultores familiares, mulheres, indígenas e quilombolas.

A seleção das propostas é baseada em critérios técnicos, como o currículo da equipe técnica e valorização da entidade com experiência em atividades de Ater, que apresente metodologia de trabalho compatível com a Pnater.

Fonte: Incra

Em 10.8.2015



Compartilhe

  • Tags