Em 06/10/2022

BC publica Relatório de Economia Bancária - 2021


Documento apresenta dados referentes à portabilidade do crédito imobiliário, Letras de Crédito do Agronegócio, Letras de Crédito Imobiliário e Letras Imobiliárias Garantidas, dentre outros.


O Banco Central do Brasil (BC) publicou hoje, 06/10/2022, o Relatório de Economia Bancária (REB) referente ao ano de 2021. O documento, segundo o BC, “trata de um amplo espectro de questões atinentes ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e às relações entre instituições e seus clientes”, além de apresentar dados referentes à portabilidade do crédito imobiliário, Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs), dentre outros assuntos.

De acordo com o REB, “esta edição concentra-se nos eventos ocorridos em 2021, apresentando as principais repercussões no SFN do segundo ano da pandemia da Covid-19, marcado pelos efeitos do avanço da vacinação, da retomada da atividade econômica e da elevação da taxa de juros.” Segundo os dados divulgados, houve o “aperfeiçoamento das regras para operações de financiamento imobiliário e de empréstimos contratados com pessoas físicas que envolvam imóveis residenciais oferecidos como garantias do crédito.”

O documento é dividido em sete capítulos. De acordo com sua apresentação, “no Capítulo 1, analisa-se a evolução do crédito no SFN, sob diferentes aspectos, e apresentam-se os resultados da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC) e as projeções para o mercado de crédito. No Capítulo 2, examinam-se a composição e a evolução das captações do sistema financeiro. No Capítulo 3, apresenta-se a decomposição do Indicador de Custo do Crédito (ICC) e do seu spread em termos de seus fatores determinantes: custo de captação, inadimplência, despesas administrativas, tributos e Fundo Garantidor de Créditos (FGC), e margem financeira do ICC. No Capítulo 4, trata-se dos produtos cambiais oferecidos pelo SFN. No Capítulo 5, analisam-se a rentabilidade das instituições financeiras e os seus principais fatores. No Capítulo 6, examinam-se a evolução de indicadores de concentração e de competição no SFN, as inovações no setor e a atuação do Banco Central do Brasil (BC). No Capítulo 7, divulgam-se as ações realizadas no contexto da Agenda BC#.

Acesse a íntegra do Relatório de Economia Bancária – 2021.

Veja abaixo a apresentação REB pelo BC:

Veja também:

Fonte: IRIB, com informações do Banco Central do Brasil.



Compartilhe