Câmara dos Deputados aprova cessão de imóveis para revitalização da área portuária do Rio
A medida está prevista na MP 639/14, que agora será analisada nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado
A comissão mista do Congresso que analisa a Medida Provisória 639/14 aprovou no dia 14/5 relatório do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS). A MP autoriza a União a ceder dois imóveis federais ao governo fluminense para revitalização da área portuária do Rio de Janeiro. O relator não acolheu nenhuma emenda apresentada. A proposta segue agora para exame dos Plenários da Câmara e do Senado.
A MP autoriza o Banco Central a transferir, de forma gratuita ou onerosa, os imóveis à Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) para a construção de novo sistema viário na Gamboa, bairro carioca. O objetivo é modernizar a região portuária da capital fluminense e promover melhorias nas condições de atendimento dos eventos da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
A Lei de Licitações (Lei 8.666/93) prevê autorização legislativa para a cessão dos bens.
Com área construída de 1.130 metros quadrados, o imóvel ocupa o local onde o Banco Central executou, até janeiro de 2002, a incineração de cédulas recolhidas da rede bancária e consideradas inservíveis para a circulação. O processo, contudo, foi desativado com a adoção de novo sistema, que consiste na fragmentação das cédulas em todas as praças onde a autarquia mantém representação. Desde então, o imóvel se encontra desocupado e não vem sendo utilizado.
Na discussão da matéria, o deputado Glauber Braga (PSB-RJ) manifestou preocupação com o destino do laboratório do Ministério da Agricultura, que se dedica à análise de amostras animais e vegetais e está localizado na área de revitalização do porto. O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), pediu que o deputado encaminhasse a questão à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Fonte: Agência Câmara Notícias
Em 14.5.2014
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJPB: Cartórios extrajudiciais da Paraíba têm até 1º de agosto para pôr em prática o Selo Digital
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes