Em 04/02/2013

Câmara dos Deputados e Senado Federal elegem novos presidentes


Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros são os presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente


O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito por 271 votos e derrotou os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES), que tiveram 11, 165 e 47 votos, respectivamente. Foram 3 votos brancos. No total, votaram 497 deputados.

Além de ser responsável pelo comando da Câmara e pela articulação entre o Legislativo e os demais poderes, o presidente da Casa também pode ocupar a Presidência da República no afastamento do presidente e do vice.

Senado

O Senado Federal elegeu, na última sexta-feira (1º/2)  o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para comandar a Casa pelos próximos dois anos. Vitorioso por 56 votos, presentes 78 senadores em Plenário, Renan assume pela segunda vez a presidência da Casa. Alagoano, nascido em 1955 na cidade de Murici, ele foi deputado estadual, duas vezes deputado federal e está no seu segundo mandato de senador. Foi ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso e, em 2007, renunciou à presidência do Senado em razão de acusações apresentadas ao Conselho de Ética da Casa.

O segundo candidato na disputa pela presidência do Senado, Pedro Taques (PDT-MT), teve 18 votos. Foram apurados ainda dois votos em em branco e dois nulos.

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB, com informações das Agências Câmara e Senado.

Em 4.2.2013
 



Compartilhe

  • Tags