Cartório de Angra dos Reis é o vencedor do Prêmio AEDO 2024
Registro Civil e Tabelionato de Notas de Angra dos Reis conseguiu captar 466 candidatos a doadores de órgãos no município.
Criado pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), o Prêmio AEDO teve como objetivo incentivar os mais de 8 mil Tabelionatos de Notas brasileiros a captarem candidatos a doação de órgãos utilizando a plataforma de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano (AEDO). O grande vencedor desta premiação foi o Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Angra dos Reis/RJ, sob a titularidade de Matheus Faria Carneiro.
Segundo a informação divulgada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o Cartório conseguiu captar 466 candidatos a doadores de órgãos no município. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, o 7º Tabelionato de Notas de João Pessoa/PB, com 140 candidatos a doador, e o Cartório JK – 1º Ofício de Notas e Protestos de Brasília, com 136 declarações de candidatos a doação.
A notícia ainda ressalta que “o processo de sensibilização de doadores foi realizado no período 01/08 a 30/09/2024 e a premiação reforça a campanha "Um Só Coração: seja vida na vida de alguém", promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).” Além disso, o Cartório de Angra dos Reis agora ostenta o título de “Tabelião Amigo da Vida”.
Para Matheus Carneiro, a equipe do Cartório, que trabalhou para a captação dos doadores e a receptividade da população de Angra dos Reis, que abraçou a campanha se voluntariando como candidatos a doadores, merecem destaque. Ressaltando a importância da plataforma AEDO, o Tabelião ainda apontou que, “pela legislação vigente, quem autoriza a doação em caso de morte encefálica é a família do cidadão, que precisava estar ciente da intenção da pessoa em doar seus órgãos e/ou tecidos. Com a AEDO, esta manifestação de vontade fica registrada em uma base de dados acessada pelos profissionais da saúde, que terão em mãos a comprovação do desejo do falecido para apresentar a família no momento do óbito.”
AEDO
A AEDO é uma forma eletrônica de autorizar a doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano. Podem ser doados coração, córneas, fígado, intestino, medula, músculo esquelético, pâncreas, pele, pulmão, rins e valva. A emissão da AEDO pelos Cartórios é gratuita.
Acesse https://www.aedo.org.br/ e seja um doador de órgãos e tecidos.
Fonte: IRIB, com informações do TJRJ e do AEDO.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Corregedoria de Mato Grosso participa de Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano