Em 15/09/2023

Cartórios Conectados: delegatários relatam melhorias após chegada das antenas de internet


Implementado no início do ano, o projeto da Anoreg/AM disponibilizou antenas Starlink para contribuir com o avanço do acesso à uma rede de qualidade nas serventias do interior.


“Não tenho mais problemas de queda ou lentidão na conexão”, disse o titular do Cartório de Amaturá, Paulo Said Haddad Neto, sobre o projeto Cartórios Conectados da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM). A iniciativa, implementada em janeiro deste ano, disponibilizou antenas Starlink às serventias extrajudiciais do interior, contribuindo para a melhoria na qualidade de internet.

O delegatário afirma que, antes da chegada da antena, o Cartório de Amaturá, com distância de 908 quilômetros da capital Manaus, utilizava internet via satélite que, além de onerosa, era extremamente instável. “O menor chuvisco ou vento forte já era suficiente para causar interrupção na conexão”, descreveu Paulo.

O registrador afirma que o projeto levou maior agilidade no envio das informações obrigatórias aos respectivos órgãos e possibilitou a utilização da internet para a realização de atendimentos e casamentos por videoconferência. “Essa iniciativa veio ao encontro dos anseios e necessidades dos Cartórios do Amazonas, principalmente para as serventias do interior que tanto sofrem com a complicada logística e precário fornecimento de serviços básicos para a população”, destacou.

Falando em envio de informações, a titular do Cartório de Beruri, Laís Buganeme Belo, reforça o bom desempenho na alimentação dos sistemas com a nova internet. “A Central de Informações do Registro Civil Funciona. O malote funciona. Consegui cabear o servidor e ter tudo na rede e, atualmente, isso não é mais um problema”, afirma a delegatária acrescentando que, antes, ela precisava pagar três serviços de internet para tentar manter a serventia online e mesmo assim ainda sofria constantes quedas.

“Essa foi uma ótima iniciativa e que faz jus ao nome de conectar os cartórios. A gente precisa de internet rápida e eficiente e que cumpra o papel de nos deixar mais próximo ao cidadão. Quanto mais digital estivermos, mais rápidos poderemos entregar os atos jurídicos” frisou Laís.

Outra experiência positiva é a de Mariana Almeida de Lima, titular do Cartório de Atalia do Norte, município localizado a 1.136 quilômetros de distância de Manaus. A delegatária relata que tinha muita dificuldade de resolver as demandas do dia a dia de um cartório e que a falta de internet de qualidade tornada tudo mais difícil.

“Era extremamente estressante e frustrante. Agora conseguimos manter o cartório em dia e nossos funcionários conseguem ter maior autonomia, prestando um serviço rápido e eficiente ao cliente. A antena mudou a nossa realidade”, disse a registradora.

Os altos custos em troca de um serviço de internet que não funcionava da forma como deveria também eram preocupações do titular do 1º Ofício de Coari, Víctor Calíope de Aguiar, que, além pagar o serviço por fibra ótica, custeava um fornecimento via rádio, “ainda mais lenta, mas indispensável durante as inumeráveis interrupções”.

O acesso precário, lento, instável e por vezes inexistente, como o próprio delegatário descreveu, foi substituído por uma revolução, ainda nas palavras dele. “Agora o cartório tem acesso pleno à rede, com conexão rápida e estável, o que acaba por refletir diretamente na qualidade e celeridade da prestação do serviço extrajudicial. Otimizou, também, a comunicação com outras serventias e órgãos, possibilitando a pronta resposta a mandados, ofícios, comunicações e requisições diversas”, pontuou.

Victor Calíope completa que a iniciativa da Anoreg/AM foi de extrema importância para o desenvolvimento da atividade no Amazonas. “Esta iniciativa forneceu suporte aos delegatários para a modernização da atividade, bem como para a virtualização da prestação do serviço, tendo sido um importante avanço”, finalizou.

O projeto

O “Cartórios Conectados” busca expandir a conectividade nas serventias extrajudiciais do interior associadas. Trata-se da disponibilização das antenas Starlink, caracterizadas pela internet de banda larga de alta velocidade e baixa latência em locais remotos e rurais em todo o mundo.

A Associação subsidia a compra da antena que, contando com a entrega, gira em torno de 3 mil reais, e o delegatário fica responsável pelas mensalidades do serviço de internet.

Critérios foram elencados para a participação das serventias, sendo eles: projeto restrito a Cartórios do interior; associados adimplentes; garantia de participação nas assembleias; e assinatura do Termo de Doação.

“Sabemos que a realidade do interior do Amazonas é peculiar e os municípios enfrentam dificuldades diárias com relação ao sinal de internet, empecilho este que por muitas vezes provoca a demora no atendimento ao cidadão e prejudica a atividade extrajudicial. Com o ‘Cartórios Conectados’, buscamos proporcionar melhorias relevantes ao serviço prestado à população”, disse o presidente da Anoreg/AM, David Gomes David.

Fonte: ANOREG/AM.



Compartilhe