Em 16/01/2024

CBIC apresenta estudo para incrementar PMCMV na região Norte


Encontro buscou debater propostas que intensifiquem as ações contra o déficit habitacional na região.


A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu ontem, 15/01/2024, com o Ministro das Cidades, Jader Filho. O encontro aconteceu em Belém/PA e teve como finalidade debater propostas que intensifiquem as ações contra o déficit habitacional na região Norte do Brasil e promover o avanço do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). Na reunião, foi apresentado o estudo elaborado pela Câmara, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), intitulado “Diagnóstico da Região Norte: Desafio e Perspectivas”.

Segundo a CBIC, José Carlos Martins, Presidente da entidade, “a habitação transforma a vida das pessoas. Precisamos buscar, de forma conjunta, soluções estruturais para sanar uma questão que atinge a região Norte há anos. A CBIC se orgulha de fazer parte desta mudança.

De acordo com a notícia publicada pelo Ministério das Cidades (MC), “o déficit habitacional naquela região é proporcionalmente superior ao das demais. Enquanto no Brasil, em média, 2,9% da população não tem moradia, na região Norte essa proporção é de 4,2% e, no Sul, a razão é de 2,1%.” A notícia também aponta que “segundo registros da Caixa, a região Norte possui apenas 57 empresas atuando no MCMV, denotando baixa atratividade ao mercado. A região Norte utiliza 22% do orçamento original do FGTS e é responsável por 2,6% do número de unidades contratadas pelo MCMV (2019 a 2022), embora represente 8,5% da população.

Para Jader Filho, “o Ministério das Cidades tem um dever de casa muito grande para fazer, atuando junto com a CBIC, para estabelecer prazos para cumprir as recomendações baseadas nos estudos que foram apresentados”, aponta a notícia do MC.

Fonte: IRIB, com informações e foto da CBIC e do Ministério das Cidades.



Compartilhe