CBRAC é lançada pela CNR
Cerimônia contou com a presença de diversas autoridades.
A Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) promoveu ontem, às 17h, o lançamento da Câmara Brasileira de Mediação, Conciliação e Arbitragem CNR (CBRAC). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do CNR no YouTube e teve a participação do Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Humberto Martins, que proferiu palestra intitulada “Mediação: um caminho seguro e eficiente para todos”.
A cerimônia, que teve como anfitrião o Presidente da CNR, Rogério Portugal Bacellar, contou com a presença do Juiz Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), João Baptista Galhardo Jr., representando o Presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (CODEPRE), Desembargador Geraldo Pinheiro Franco; do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcos Vinícius Jardim Rodrigues; Presidente da Federação dos Notários e Registradores da Região Norte e Nordeste (FINOTAR), José Marcelo de Castro Lima Filho; do Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), Cláudio Marçal Freire; e do Presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de Alagoas (SINOREG/AL), Rainey Barbosa Marinho. Também esteve presente como convidado o Ex-Presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-Brasil), Paulo Alberto Risso de Souza.
A CBRAC é uma instituição que promove a resolução de conflitos fora do Poder Judiciário, de forma ética e imparcial, promovendo soluções rápidas e seguras para conflitos patrimoniais, financeiros e contratuais. Com seu lançamento, a CNR objetiva modernizar os conceitos de conciliação, mediação e das técnicas consensuais de solução de conflitos, aplicando-as aos Serviços Notariais e Registrais, que têm como função garantir a segurança e a autenticação da prática de atos jurídicos e extrajurídicos. Tal medida contribuirá para o aperfeiçoamento da atividade preventiva nos atos da vida civil do cidadão.
De acordo com declaração dada pelo Presidente do CNR, Rogério Portugal Bacellar, é necessário cada vez mais melhor o atendimento ao cidadão. “Nós queremos atender cada vez melhor a população brasileira e a Câmara de Mediação e Conciliação vai desafogar os juizados especiais. Atualmente, somos mais de 15 mil cartórios no Brasil prontos para atender a população de forma eficiente. Com isso, vamos ajudar o Judiciário a melhorar o ritmo de seus serviços. Queremos os notários e registradores cada vez mais unidos, cada vez mais preparados e sempre juntos com as entidades registrais e notariais para que possamos fazer um serviço bem feito e de excelência”, afirmou o Presidente.
Fonte: IRIB, com informações da CNR e CBRAC.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Banco Mundial disponibiliza Relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024