Em 16/10/2024

CEF anuncia que concessão de crédito habitacional sofrerá mudanças


Segundo a Caixa, redução na concessão decorre do volume de saques na caderneta de poupança e das maiores restrições para as LCIs.


A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que partir de 1º de novembro, os mutuários que financiarem imóveis pela CEF pagarão entrada maior e financiarão um percentual mais baixo do imóvel. Segundo a CEF, a redução na concessão decorre do volume de saques na caderneta de poupança e das maiores restrições para as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

A informação foi publicada pela Agência Brasil e aponta que “as mudanças se aplicam a futuros financiamentos e não afetarão as unidades habitacionais de empreendimentos financiados pelo banco. Nesse caso, em que o banco financia diretamente a construção, as condições atuais serão mantidas.

Além disso, a notícia esclarece que “o banco aumentou as restrições para a concessão de crédito para imóveis pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que financia imóveis com recursos da caderneta de poupança” e que, “para quem financiar imóvel pelo sistema de amortização constante (SAC), em que a prestação cai ao longo do tempo, a entrada subirá de 20% para 30% do valor do imóvel. Pelo sistema Price, com parcelas fixas, o valor aumentará de 30% para 50%. A Caixa só liberará o crédito a quem não tiver outro financiamento habitacional ativo com o banco.

Em nota oficial, reproduzida pela Agência, a CEF informa que “estuda constantemente medidas que visam ampliar o atendimento da demanda excedente de financiamentos habitacionais, inclusive participando de discussões junto ao mercado e ao governo, com o objetivo de buscar novas soluções que permitam expansão do crédito imobiliário no país, não somente pela Caixa, mas também pelos demais agentes do mercado.

Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil.



Compartilhe