Em 06/06/2019

Cédulas de crédito – atualidades, riscos e desafios serão abordados durante 38º Encontro de RI


Evento será realizado entre os dias 24 e 25 de junho, em Cuiabá (MT)


As cédulas de crédito – atualidades, riscos e desafios serão um dos temas debatidos durante o 38º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg/MT), entre os dias 24 e 25 de junho, em Cuiabá (MT).

O palestrante é o registrador de imóveis em Campo do Jordão (SP), Fábio Ribeiro dos Santos, e os debatedores serão o registrador de imóveis em Pirapozinho (SP), Izaias Gomes Ferro Júnior e a registradora de imóveis em Poxoréu (MT) e diretora de Qualidade da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Maria Aparecida Bianchin Pacheco.

“As cédulas de crédito fazem parte do dia a dia de qualquer cartório e, para muitos, são importantíssimas em termos de movimento de registros. Logicamente, são instrumentos de crédito que também possuem uma grande relevância social porque permitem a circulação de riqueza e a constituição de garantias”, explicou Santos.

De acordo com o registrador, pelo lado da constituição das garantias imobiliárias, a importância para os registradores de imóveis é evidente – como se dá a constituição de hipoteca, de alienação fiduciária, quem participa do ato formal de constituição, se são compatíveis com outras garantias, os limites da qualificação, e assim por diante.

“Mas também há o lado do registro das cédulas em si, no Livro 3 do registro de imóveis. Há uma tendência legislativa de dispensar este último tipo de registro, como no caso das cédulas de crédito bancário. Saber como lidar com essas perspectivas é que é necessário”, relatou o registador de imóveis.

Segundo Santos, durante a palestra serão abordados alguns projetos de lei em tramitação, que alteram a disciplina das cédulas de crédito. Além disso, tratará da inserção do tema no sistema financeiro e lançará algumas discussões sobre como o registro eletrônico poderá lidar com as dificuldades previstas.

38º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis

O 38º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil debaterá temas de relevância para o setor, como a qualificação registral de atos administrativos, a alienação fiduciária e o procedimento de intimação e consolidação da propriedade fiduciária, as cédulas de crédito, a usucapião extrajudicial, entre outros.

Inscrições

As inscrições para o Encontro serão efetuadas exclusivamente pela internet, até o dia 20 de junho. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através de boleto bancário. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Todos os cancelamentos deverão ser solicitados por escrito e todos os reembolsos serão efetuados após o evento com um desconto de 20% de taxa administrativa. As inscrições canceladas após o dia 10/06/19, não serão reembolsadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

 

 



Compartilhe