Em 23/02/2024

Censo 2022: IBGE aponta aumento de moradores em apartamentos


Embora mais de 80% da população brasileira ainda resida em casas, pesquisa demonstra crescimento na verticalização das moradias.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, 23/02/2024, o resultado da pesquisa “Censo 2022: Características dos domicílios - Resultados do universo”. De acordo com a pesquisa, a proporção de pessoas morando em apartamentos aumentou. No ano 2000, 7,6% da população brasileira residia neste tipo de moradia, sendo que, atualmente, o IBGE registrou que este número aumentou para 12,5%, embora mais de 80% ainda resida em casas.  

Segundo Bruno Perez, analista da pesquisa, o aumento “é expressivo e nacional, sendo registrado em todas as regiões do país, embora seja mais típico dos grandes centros urbanos”. De acordo com Perez, “essa verticalização é uma resposta ao adensamento da população dos municípios, principalmente nas áreas de região metropolitana e nos centros das cidades maiores.” A pesquisa também identificou que Santos (SP), Balneário Camboriú (SC) e São Caetano do Sul (SP) são os únicos Municípios com predomínio de moradores em apartamentos e que o Estado do Piauí tem a maior proporção de pessoas em casas, enquanto o Distrito Federal lidera em apartamentos.

De acordo com a notícia publicada pelo Instituto, o IBGE também destaca que “os domicílios do tipo ‘casa de vila ou em condomínio’, que em 2010 abrigavam 1,6% das pessoas residentes no Brasil, passou a abrigar 2,4% em 2022. Dessa forma, em conjunto, os tipos ‘casa’ e ‘casa de vila ou em condomínio’ reuniam 87,2% da população.

O evento de divulgação da pesquisa foi realizado pelo IBGE em parceria com a Prefeitura de Diadema e com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Veja como foi:

Fonte: IRIB, com informações do IBGE.



Compartilhe