Censo 2022: IBGE divulga coordenadas geográficas de todas as espécies de endereços brasileiros
Com caráter mais técnico, informação é útil para desenvolvimento de políticas públicas e pesquisas acadêmicas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, 02/02/2024, as coordenadas geográficas das espécies de endereços do Censo 2022. Esta é a primeira vez que o Instituto capta esse dado para todos os domicílios do país. Com caráter mais técnico, a informação é útil para desenvolvimento de políticas públicas e fins acadêmicos. Os dados coletados e disponibilizados pelo IBGE podem ser acessados na Plataforma Geográfica Interativa (PGI), bem como no Panorama do Censo 2022 e o evento de divulgação foi realizado na Escola Estadual Alcides Rufo, em Ponte Alta do Tocantins/TO.
Assista como foi o evento de divulgação:
Segundo a informação divulgada pelo IBGE, essas coordenadas serviram para monitorar o trabalho dos recenseadores e para acompanhar a evolução da coleta durante a realização do Censo 2022. O resultado integrará o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), “a base de endereços usada pelo IBGE não só no Censo Demográfico, mas também em outras pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).”
O IBGE ainda ressalta que, “no Censo 2022, foram registrados 111,1 milhões de coordenadas geográficas para as espécies de endereços identificadas na operação censitária. Desse total, 109,9 milhões foram validados após a coleta, o que representa 98,9% daquelas vindas do cadastro do Censo originalmente.”
Ademais, o Instituto explica que “os microdados estão à disposição da sociedade para aplicação em diversas situações, como a localização de endereços em áreas de risco, no caso de enchentes, deslizamentos e queimadas. Outro uso possível uso é localizar endereços em zonas de planejamento da administração pública, em unidades de conservação ambiental e em áreas de atuação de um determinado empreendimento.” Os dados apresentados se referem aos coletados até o dia 28/05/2023, com a incorporação das revisões realizadas até dia 07/07/2023, e foram tratados e validados até 01/08/2023.
Acesse a Plataforma Geográfica Interativa e o panorama do Censo 2022.
Fonte: IRIB, com informações do IBGE.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TAC7 promoverá treinamento – “Gestão e Finanças para o Futuro”
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.